Micose e outras doenças de pele: descubra como tratá-las e previna-se!

Uma de suas causas é a exposição ao calor e umidade. a seguir, você confere como se prevenir ou tratar a micose e outras doenças de pele!

- É sempre muito importante buscar o auxílio de um dermatologista caso a pele apresente algum sintoma diferente. FOTO: Shutterstock

No inverno é normal tomarmos banhos quentes e mais demorados, bebermos poucos líquidos, dentre outros hábitos que a estação mais fria do ano traz. Por isso os cuidados com a pele no inverno devem ser redobrados, já que, nessa época, é comum o surgimento de doenças na região. Confira alguns dos problemas de pele mais comuns e e aprenda como tratar cada uma deles!

 

Dermatite atópica

Se trata de uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. A Dermatite Atópica afeta, em geral, indivíduos com história pessoal ou familiar de Asma, Rinite Alérgica ou Dermatite Atópica. A causa exata da doença ainda é desconhecida. Não é uma doença contagiosa, é de origem hereditária. A Dermatite Atópica é bastante comum e afeta de 10 a 15% da população, em alguma época da vida. Geralmente aparece no primeiro ano de vida. A partir daí o quadro pode se tornar crônico, com períodos de melhora e piora. A evolução da doença é favorável na maioria dos casos, sendo que aproximadamente 60% das crianças, apresentam diminuição ou desaparecimento completo das lesões na adolescência.

  • Alguns fatores desencadeantes da dermatite atópica são: pele seca, poeira, produtos de limpeza em geral, roupas de tecido sintético, frio e/ou calor intensos, infecções e estresse emocional. No tratamento, a hidratação da pele é muito importante, devendo-se evitar sabonetes quimicamente agressivos, buchas e banhos quentes. Logo após o banho, com a pele ainda úmida, devem ser usados hidratantes para evitar o ressecamento. As lesões são tratadas com o uso de cremes e pomadas à base de corticosteroides ou outras substâncias que ajudam no combate à inflamação

 

Micoses

No frio cobrimos pés e mãos com meias e luvas. Ambientes fechados, úmidos e quentes para garantir aquecimento são ambientes propícios para o surgimento das micoses. As micoses superficiais da pele, em alguns casos chamadas de tineas, são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte e podem ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos, que convivem conosco sem causar doenças. A queratina – substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos – é o “alimento” para estes fungos. Quando encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (que alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.

  • A prevenção se faz através de hábitos simples como: enxugar bem as áreas de dobras e entre os dedos dos pés, não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lavapés, vestiários, saunas) e usar somente o seu material de manicure. O tratamento é feito com medicações tópicas e/ou orais e deve ser sempre orientado por um dermatologista.
problemas de pele

Coceira e vermelhidão na pele são sinais de que é preciso marcar uma consulta médica o quanto antes. FOTO: Shutterstock

Raio-X da micose

Causas: exposição ao calor e umidade com retenção de suor.
Sintomas: coceira intensa, manchas brancas ou descamação.
Prevenção: manter a região genital, pés e axilas sempre secos.
Tratamento: medicamentos via oral. Se for micose localizada, como frieiras, use pomada ou spray antimicótico.
Riscos: o fungo da micose não traz danos à saúde e é de fácil controle.

 

Dermatite seborreica

Conhecida também pelos nomes de seborreia ou caspa – é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas. Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas e no peito. A Dermatite Seborreica não é contagiosa.

  • Não existe tratamento para a cura definitiva da dermatite seborreica. Porém, existem medicamentos específicos para a pele e o couro cabeludo capazes de controlar os sintomas como xampus, loções e cremes de uso tópico.

 

Psoríase

É uma doença inflamatória que atinge aproximadamente 2% da população. Não se trata de uma doença contagiosa. Tem períodos de melhora e piora, sendo caracterizada por placas vermelhas com descamação, que podem aparecer em qualquer parte da pele, principalmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e costas. Em alguns casos podem comprometer as unhas e as articulações (artrite psoriásica). A psoríase pode se manifestar em qualquer época da vida sendo mais frequente entre 30 e 40 anos de idade afetando igualmente homens e mulheres.

  • Existem diversas formas de tratamento: produtos de uso local, banho de luz ultravioleta (fototerapia) e medicamentos orais e injetáveis. O tratamento é individualizado, dependendo do tipo e extensão das lesões e das características de cada pessoa.

Tem como prevenir?

Para prevenir que a pele fique desidratada e suscetível à doenças, vale apostar em hidratantes corporais à base de ureia, óleos vegetais e antioxidantes. Não tomar banhos demorados, e ao invés de quentes, mornos. Usar um sabonete com pH baixo. Ingerir líquido, manter uma dieta saudável. Não abrir mão do filtro solar, mesmo em dias nublados e se estiver com preguiça ou frio, opte pelos hidratantes que se usa debaixo do chuveiro, aproveitando o vapor d’água que ajuda na penetração dos ativos. Para os lábios não ressecarem, use manteiga de cacau e outros produtos umectantes disponíveis no mercado. Evite usar esponjas grossas, fazer esfoliações no corpo e rosto 1 vez ao mês para não remover ainda mais a camada protetora da pele. E tenha sempre toalhas macias para se secar!

 

Consultoria: Anelise Ghideti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP

 

 

LEIA TAMBÉM

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência