Efeito sanfona: entenda os problemas que a oscilação do peso pode trazer

A oscilação do peso é um problema mais comum do que se imagina e pode trazer complicações sérias tanto para a saúde física quanto emocional de uma pessoa

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/07/2018 às 11:24
Atualizado às 12:10

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você já fez uma dieta, manteve-se focada por muito tempo e perdeu peso, mas, alguns meses depois, engordou tudo de novo – ou, pior, ganhou os quilos em dobro? Essa situação, chamada de efeito sanfona, é mais comum do que se imagina, e uma das principais causas dessa oscilação do peso são as dietas restritas e a falta de equilíbrio nas refeições. Ao seguir um plano alimentar com pouquíssimas opções, fica mais fácil enjoar dos ingredientes, sem contar que a vontade de comer guloseimas acaba se multiplicando. Mas, com algumas sugestões, vai ficar mais fácil levar um estilo de vida balanceado e manter o peso desejado.

De olho na oscilação do peso: cuide de você!

Nosso corpo e nossa saúde são os bens mais preciosos que temos e, por essa razão, devemos tratá-lo da melhor maneira possível. Com isso, será que passar a vida fazendo dietas muito drásticas e, depois, engordando novamente é algo bom para o organismo? Muito pelo contrário! “O efeito sanfona é prejudicial à saúde, pois pode provocar sérios danos metabólicos. Quando você passa por uma privação excessiva – nesse caso, de alimentos –, o cérebro entende que o corpo está em uma situação de perigo. Assim, a ordem é recuperar o peso perdido para se prevenir de perdas futuras”, alerta a nutricionista Khriz Vignolo Ferreira. E não é apenas aí que mora o perigo: ganhar e perder muito peso com frequência também pode afetar o psicológico de um indivíduo, deixando-o deprimido e desencorajado.

De bem com o seu corpo

Mas, então, o que fazer para se livrar de uma vez por todas desse problema? O segredo está no equilíbrio. Se estiver praticamente impossível manter ou alcançar o peso que você sempre sonhou, que tal deixar a sua meta um pouco mais realista, de acordo com o seu biotipo físico e estilo de vida? Ao traçarmos objetivos concretos, fica mais fácil alcançá-los e, assim, não acabamos nos frustrando ao final. “Se você está obeso ou acima do peso e sofre de problemas de saúde relacionados a isso, procure um profissional da área e tente melhorar a situação ao conseguir um emagrecimento modesto. Para perder peso, é preciso estar pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida no que diz respeito a hábitos de alimentação e prática de atividade física”, indica Khriz. Uma dieta equilibrada, com oferta de todos os nutrientes em quantidade controlada, é o mais indicado em todas as situações!

Consultoria: Khriz Vignolo Ferreira, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.