Connect with us

O que você está procurando?

Problemas digestivos, como por exemplo, alergia ao glúten podem contribuir para complicações no intestino. Confira quais são esses problemas!
- Foto iStock.com/Getty Images

Problemas digestivos afetam diretamente o intestino!

Problemas digestivos, como por exemplo, alergia ao glúten podem contribuir para complicações no intestino. Confira quais são esses problemas!

Alguns problemas digestivos interferem – e muito – no desempenho intestinal. Conheça-os e saiba como evitá-los:

termômetro

Foto Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

 

Diverticulite

A doença é caracterizada por uma inflamação na região do intestino grosso ocasionada pela formação de pequenas bolsas (divertículos) que podem infeccionar com o acúmulo de fezes endurecidas. Os principais sintomas são dores abdominais, mudança na frequência de evacuação, gases, febre e ardência ao urinar. A obesidade e o baixo consumo de fibras são fatores relacionados à doença, ou seja, uma dieta balanceada pode ajudar na prevenção e na melhora do quadro.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

É uma desordem no intestino que tem como sintomas tanto prisão de ventre como diarreia. As causas diferem em cada caso, porém alguns pacientes têm mais sensibilidade a certos alimentos e ao estresse. Para verificar se apresenta a doença, é preciso realizar exame clínico com base no histórico médico e o tratamento se dá através de medicamentos e orientação alimentar.

Aveia e trigo

Foto iStock.com/Getty Images

 

Alergia ao glúten e intolerância à lactose

Essas doenças atingem o intestino, uma vez que não consegue processar devidamente os alimentos por causas distintas. No caso do glúten, os portadores da doença celíaca – de origem autoimune – sofrem com a inflamação crônica da mucosa do intestino delgado ao consumir a proteína. Isso provoca má absorção dos nutrientes, além de inchaço e dor na barriga, diarreia crônica, prisão de ventre, entre outros.

Já o leite possui lactose, um tipo de açúcar que precisa de uma enzima (lactase) para ser digerida. Quando isso não acontece, a lactose é conduzida ao intestino, onde é fermentada por bactérias, causando gases, náuseas, desconforto abdominal, indigestão e diarreia. Quem possui essas restrições deve procurar acompanhamento nutricional.

Leita também:

Glúten: como combater problemas causados por essa proteína?

Síndrome do intestino irritável

9 tipos de arroz para você preparar e incrementar o seu prato!

Advertisement

Estilo de vida

O funcionamento do intestino precisa estar em dia para que algumas funções do organismo não sejam afetadas. Confira possíveis causas mal funcionamento.

Estilo de vida

Além dos métodos convencionais, existem outras técnicas mais práticas e confortáveis, que servem para prevenir ou ajudar a trata a depressão.

Estilo de vida

Além de substituir o sal, algumas ervas, especiarias e frutas contribuem para a prevenção de várias doenças. Confira quem são os substitutos do sal!

Estilo de vida

Crianças não manifestam problemas emocionais da mesma forma que adultos. Veja como identificar quando algo não vai bem na infância.

Estilo de vida

A solução para a prisão de ventre, é uma alimentação adequada, tanto para prevenir, quanto para regular o problema. Confira 5 alimentos que podem ajudar!

Estilo de vida

Zé Gotinha e Carreta Furacão se uniram na nova Campanha Nacional de Multivacinação! Confira o vídeo e as novas vacinações presentes na campanha.

Estilo de vida

A Tensão Pré-Menstrual causa incômodos fortes em grande parte das mulheres. Saiba como solucionar os problemas mais comuns desse período.

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais os aliados alternativos disponíveis para combater esse transtorno.