ESTILO DE VIDA

Problemas digestivos afetam diretamente o intestino!

Problemas digestivos, como por exemplo, alergia ao glúten podem contribuir para complicações no intestino. Confira quais são esses problemas!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 23:35
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns problemas digestivos interferem – e muito – no desempenho intestinal. Conheça-os e saiba como evitá-los:

termômetro

Foto Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Diverticulite

A doença é caracterizada por uma inflamação na região do intestino grosso ocasionada pela formação de pequenas bolsas (divertículos) que podem infeccionar com o acúmulo de fezes endurecidas. Os principais sintomas são dores abdominais, mudança na frequência de evacuação, gases, febre e ardência ao urinar. A obesidade e o baixo consumo de fibras são fatores relacionados à doença, ou seja, uma dieta balanceada pode ajudar na prevenção e na melhora do quadro.

Síndrome do Intestino Irritável (SII)

É uma desordem no intestino que tem como sintomas tanto prisão de ventre como diarreia. As causas diferem em cada caso, porém alguns pacientes têm mais sensibilidade a certos alimentos e ao estresse. Para verificar se apresenta a doença, é preciso realizar exame clínico com base no histórico médico e o tratamento se dá através de medicamentos e orientação alimentar.

Aveia e trigo

Foto iStock.com/Getty Images

Alergia ao glúten e intolerância à lactose

Essas doenças atingem o intestino, uma vez que não consegue processar devidamente os alimentos por causas distintas. No caso do glúten, os portadores da doença celíaca – de origem autoimune – sofrem com a inflamação crônica da mucosa do intestino delgado ao consumir a proteína. Isso provoca má absorção dos nutrientes, além de inchaço e dor na barriga, diarreia crônica, prisão de ventre, entre outros.

Já o leite possui lactose, um tipo de açúcar que precisa de uma enzima (lactase) para ser digerida. Quando isso não acontece, a lactose é conduzida ao intestino, onde é fermentada por bactérias, causando gases, náuseas, desconforto abdominal, indigestão e diarreia. Quem possui essas restrições deve procurar acompanhamento nutricional.

Leita também:

Glúten: como combater problemas causados por essa proteína?

Síndrome do intestino irritável

9 tipos de arroz para você preparar e incrementar o seu prato!