ESTILO DE VIDA

Conheça os principais problemas causados pelas varizes e como evitá-los!

Causadas pela dilatação das veias, as varizes podem ser fatores desencadeantes de doenças como a trombose. Saiba como o evitar o problema!

None
Além dos incômodos, elas também podem ser causadoras de doenças mais graves como a trombose. FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2017 às 09:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os indesejáveis problemas com varizes vão além da questão estética. Isso porque elas também são responsáveis por causar dores e inchaço nas pernas e, em casos mais graves, trombose e úlceras venosas (problemas que aparecem com a falta de circulação sanguínea na região). O cirurgião vascular, Walter Campos Junior, explica que existem procedimentos para reverter o problema: “É possível acabar com esses incômodos com diferentes tratamentos”. Conheça mais sobre os problemas causados pelas varizes e previna-se!

Por que aparecem

Consequência da dilatação das veias, a doença é classificada por estágios, que variam de 1 a 6, dependendo da gravidade. Segundo o cirurgião, as varizes são sintomáticas ou assintomáticas e são tratadas por meio de cirurgia, radiofrequência, laser ou aplicação de substâncias para oclusão das veias dilatadas. O problema, que pode ser decorrência de fatores hereditários, também é agravado por algumas situações cotidianas, como ficar muito tempo em pé e fazer esforço físico para trabalhar.

Elas sofrem mais

Apesar de ser mais comum em idosos, Walter Campos Junior explica que pode acontecer em qualquer idade, com maior frequência nas mulheres. Essa pré-disposição, segundo o especialista, ocorre em função de fatores hormonais. As mulheres têm mais estrogênio e também tomam esse hormônio em terapias de reposição, como anticoncepcionais. Além disso, quanto maior o número de gestações, maior o risco de desenvolver varizes”, reforça o médico.

É necessário cuidar

O cirurgião ainda alerta que a doença é um dos fatores de risco para trombose venosa profunda. Para minimizar as chances de ter a doença, o médico indica algumas mudanças de hábito. “É importante o uso de meia elástica, além da prática de exercícios, como caminhadas, e ter um peso adequado, pois o obesidade aumenta a chance de ter varizes”, finaliza.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Walter Campos Junior, cirurgião vascular do Complexo Hospital Edmundo Vasconcelos

LEIA TAMBÉM: