Connect with us

O que você está procurando?

Os pés de quem corre com frequência pode ser afetado por problemas que comprometem o bem-estar, como frieiras e rachaduras.
- FOTO: iStock e Getty Images

5 problemas comuns que afetam os pés dos corredores!

Os pés de quem corre com frequência pode ser afetado por problemas que comprometem o bem-estar, como frieiras e rachaduras.

Apertados e pressionados, os pés são as partes do corpo que mais sofrem na hora da corrida. Veja quais são os principais problemas de quem corre e previna-se, afinal, eles podem comprometer sua performance!

Os pés são muito afetados com a corrida

FOTO: Shutterstock

Calo

Os pés suportam o peso do corpo e, quando isso não acontece de modo uniforme, uma área sofre maior pressão e fricção repetida. “O corpo reage produzindo um ‘aumento’ da camada superficial da pele, formando os calos”, explica a dermatologista Sara Bragança. Eles podem ser removidos com soluções à base de ácido, mas é preciso indicação médica. Para prevenir: use um tênis apropriado e protetores de silicone.

SAIBA MAIS:

5 benefícios da corrida para ter mais saúde

Saiba como escolher o melhor tênis para a corrida

Fuja do sedentarismo com a dança!

Problemas na unha

O hematoma ungueal (unhas roxas) é causado por tênis apertado ou por correr muito em ladeira, o que pressiona mais os dedos. As unhas podem até cair. Para prevenir: use protetor de silicone na hora da corrida.

Outro problema é a onicocriptose (unha encravada), que provoca muita dor. Para prevenir: tênis adequado e consulta ao podólogo para o corte correto das unhas. E para que elas não se quebrem, mantenha-as sempre bem aparadas e use calçados com poucas costuras na frente.

Frieira

É causada por fungos que se alojam entre os dedos e aproveitam o suor para se multiplicar. O tratamento é feito com remédio tópico. Para prevenir: use meias de algodão, que absorvem melhor o suor, e tire o tênis assim que terminar de correr. “Talco antisséptico antes do exercício também ajuda. Aplique-o direto no sapato”, indica Sara.

 

Rachaduras, frieiras e bolhas são problemas comuns nos pés de quem corre

FOTO: Shutterstock

 

Bolha

Surge devido ao excesso de atrito. Fique uns dias sem correr para ela secar. Um curativo com vaselina e micropore® acelera o processo. Para prevenir: tênis bom e meias sem costuras. Evite banho quente antes de correr, pois a água amolece a pele.

 

Rachadura

O atrito com a pele que o ato de correr provoca, pode causar rachaduras nos calcanhares. A hidratação diária ajuda a reverter o quadro. Para prevenir: um bom creme para os pés antes de dormir. “Mas nunca use lixa ou passe lâmina para retirar a pele rachada”, alerta a dermatologista Carolina Ferolla. “Isso a deixará mais fina, além de machucá-la”, finaliza.

 

 

 

Texto Ivonete Lucirio/Colaboradora

Consultoria Carolina Ferolla e Sara Bragança, dermatologistas

Advertisement

Estilo de vida

Na hora de adoçar um bolo ou até mesmo o famoso café, geralmente, quem deseja perder alguns quilos, opta pelos adoçantes. Mas será que funciona? Confira!

Estilo de vida

Em alguns casos, os medicamentos são necessários para controlar a ansiedade e deixar a mente tranquila. Veja os remédios mais usados no tratamento.

Estilo de vida

Dependendo dos sintomas e gravidade da ansiedade, o uso de medicamentos é necessário para controlar o transtorno e deixar a mente mais tranquila

Estilo de vida

Superar a ansiedade pode não ser fácil, mas histórias de quem já passou pelo transtorno ajudam quem sofre com o problema. Confira este relato!

Estilo de vida

Cultivar o que come já foi muito comum um dia. Hoje, isso se perdeu e muitos não sabem, mas essa atitude colabora para a qualidade do cardápio e da saúde.

Estilo de vida

Fome ou ansiedade? Às vezes fica difícil saber qual das duas coisas se está sentindo, por isso é importante conhecer o que causam ambas.

Estilo de vida

Você busca mais qualidade de vida? Comece mudando a alimentação para um cardápio mais saudável. Confira dicas de como fazer essa mudança!

Estilo de vida

As proteínas são responsáveis por muitas funções. Por isso, elas não podem faltar no cardápio de quem quer manter a saúde em dia e livre de algumas doenças.