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5 problemas comuns que afetam os pés dos corredores!

Os pés de quem corre com frequência pode ser afetado por problemas que comprometem o bem-estar, como frieiras e rachaduras.

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FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 18:21
Atualizado às 20:58

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Apertados e pressionados, os pés são as partes do corpo que mais sofrem na hora da corrida. Veja quais são os principais problemas de quem corre e previna-se, afinal, eles podem comprometer sua performance!

Os pés são muito afetados com a corrida

FOTO: Shutterstock

Calo

Os pés suportam o peso do corpo e, quando isso não acontece de modo uniforme, uma área sofre maior pressão e fricção repetida. “O corpo reage produzindo um ‘aumento’ da camada superficial da pele, formando os calos”, explica a dermatologista Sara Bragança. Eles podem ser removidos com soluções à base de ácido, mas é preciso indicação médica. Para prevenir: use um tênis apropriado e protetores de silicone.

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Problemas na unha

O hematoma ungueal (unhas roxas) é causado por tênis apertado ou por correr muito em ladeira, o que pressiona mais os dedos. As unhas podem até cair. Para prevenir: use protetor de silicone na hora da corrida.

Outro problema é a onicocriptose (unha encravada), que provoca muita dor. Para prevenir: tênis adequado e consulta ao podólogo para o corte correto das unhas. E para que elas não se quebrem, mantenha-as sempre bem aparadas e use calçados com poucas costuras na frente.

Frieira

É causada por fungos que se alojam entre os dedos e aproveitam o suor para se multiplicar. O tratamento é feito com remédio tópico. Para prevenir: use meias de algodão, que absorvem melhor o suor, e tire o tênis assim que terminar de correr. “Talco antisséptico antes do exercício também ajuda. Aplique-o direto no sapato”, indica Sara.

Rachaduras, frieiras e bolhas são problemas comuns nos pés de quem corre

FOTO: Shutterstock

Bolha

Surge devido ao excesso de atrito. Fique uns dias sem correr para ela secar. Um curativo com vaselina e micropore® acelera o processo. Para prevenir: tênis bom e meias sem costuras. Evite banho quente antes de correr, pois a água amolece a pele.

Rachadura

O atrito com a pele que o ato de correr provoca, pode causar rachaduras nos calcanhares. A hidratação diária ajuda a reverter o quadro. Para prevenir: um bom creme para os pés antes de dormir. “Mas nunca use lixa ou passe lâmina para retirar a pele rachada”, alerta a dermatologista Carolina Ferolla. “Isso a deixará mais fina, além de machucá-la”, finaliza.

Texto Ivonete Lucirio/Colaboradora

Consultoria Carolina Ferolla e Sara Bragança, dermatologistas