Saiba qual o principal motivo pelo qual as mulheres se depilam

Por higiene ou por vaidade, as mulheres se depilam para se sentir bem. Entretanto, a prática pode ser prejudicial à saúde

None
Foto: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 13:02
Atualizado às 12:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pernas, virilha, axilas… Cada mulher sabe a região do corpo em que os pelos mais incomodam e muitas acabam depilando. Um estudo, que vem sendo considerado o mais completo sobre depilação, publicado pela revista científica Jama Dermatology, da Associação Médica Americana, apontou o motivo que motiva as mulheres a aderirem à depilação. Segundo os autores do estudo a maioria esmagadora citou a higiene como pretexto.

mulheres

Foto: Shutterstock Images

Proteção para as mulheres

Entretanto, é um engano pensar que depilação seja sinônimo de limpeza, afirmam os especialistas. Os fios naturalmente possuem uma finalidade higiênica, já que têm a missão de aprisionar as bactérias. “Não é aconselhável depilação total, segundo os próprios ginecologistas, visto que o pelo é uma proteção do corpo”, orienta a sensual coach Fátima Moura. Além disso, os pelos pubianos possuem uma função biológica de proteção à pele sensível da região genital.

No Brasil

Uma pesquisa de 2013, realizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) e publicada na Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, mostrou que 93% das mulheres entrevistadas se depilam regularmente. O estudo contou com a participação de 364 alunas. Destas, quase dois terços pensam que a prática é necessária. Entretanto, mais de 80% afirmaram acreditar que a retirada total dos pelos pode ser prejudicial à saúde.

LEIA TAMBÉM

Texto: Augusto Biason/colaborador

Consultoria: Fátima Moura,  sensual coach