Conheça os principais transtornos alimentares que afetam a qualidade de vida!

Veja quais são os principais transtornos alimentares que afetam a saúde e o bem-estar. Além disso, entenda como identificá-los!

None
Os transtornos possuem cura, porém exige muita força de vontade do pacienteFoto: shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 11:00
Atualizado às 10:09

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Comer se torna um problema quando as pessoas se preocupam em seguir padrões da sociedade e tomam a decisão de emagrecer a qualquer custo. Essa prática é comum, principalmente entre a população feminina, devido à cobrança pelo “corpo perfeito”. Ter cuidado com o corpo é preciso, porém, quando essa preocupação passa dos limites e torna-se uma cobrança excessiva, pode desencadear danos psicológicos. Confira quais são os principais transtornos alimentares.

barriga

Em alguns casos, a pessoa não consegue enxergar o seu corpo como realmente é e busca emagrecer, até mesmo quando não precisa Foto shutterstock.com

Bulimia

Distúrbio alimentar relacionado à aparência física, ou seja, a pessoa enxerga-se de uma forma diferente do que ela realmente é e, na maior parte das vezes, essa imagem refletida é a de um indivíduo acima do peso. Nos casos de bulimia é comum que o indivíduo alimente-se de forma descontrolada e compulsiva, porém, logo após a ingestão exagerada de alimentos, existe a necessidade de livrar-se do que consumiu. Para isso, faz uso de laxantes e diuréticos ou remédios que induzem o vômito, passam a jejuar por um longo período ou fazem exercícios em excesso a fim de queimar as calorias ingeridas.

anoxeria

A anorexia é um dos principais transtornos alimentares, por conta da sua gravidade Foto iStock.comgetty images

Anorexia

Assim como acontece com os casos de bulimia, esse transtorno está relacionado à insatisfação com a imagem. A diferença é que as pessoas com anorexia deixam de se alimentar de forma satisfatória e ficam longos períodos de jejum. Elas podem desenvolver comportamentos como contar a quantidade de água presente no alimento e quanto eles pesam. O vômito pode ser uma consequência não intencional, já que, como a pessoa deixou de comer, quando ela o faz passa mal, além de ter sintomas como dores estomacais.

mulher

Um dos sintomas dos transtorno é quando  a pessoa  se alimenta normalmente, mas acaba provando o vômito Foto shutterstock.com

Compulsão alimentar

A característica mais comum de quem sofre com esse transtorno é a ingestão exagerada de alimentos, até mesmo quando tem em mente que não precisa mais comer. Isso ocorre pois há um desequilíbrio nos mecanismos que controlam a sensação de fome e de saciedade e o problema, na maioria das vezes, está associado a sentimentos de depressão e ansiedade.

bebida

Na bebida algumas pessoas encontra um meio de aliviar os sintomas da ansiedade, por exemplo Foto: shutterstock.com 

Anorexia alcoólica

É fruto de uma associação entre os sintomas da anorexia nervosa com o consumo de álcool, ou seja, a pessoa alivia as emoções, como a ansiedade e a frustração, por meio do consumo de bebida alcoólica, o que reduz o apetite e eleva a sonolência.

Ortorexia

É caracterizado pelo desejo obsessivo de seguir padrões alimentares rigorosos em busca de uma alimentação saudável. Ocorre uma preocupação excessiva com a qualidade da alimentação, limitando a variedade e excluindo certos grupos, como carnes, laticínios, gorduras, carboidratos – sem fazer a substituição adequada. Tal condição pode levar o paciente a desenvolver quadros de carências nutricionais ou a um quadro grave de distúrbio da conduta alimentar.

mulher cansada

A vigorexia afeta que exagera na dieta ou na prática de atividade física Foto iStock.com/ getty images

Vigorexia

Caracteriza-se por ser uma preocupação contínua e excessiva com o corpo e a busca pela hipertrofia muscular. Em geral, a pessoa sente vergonha de seu corpo e, por isso, recorre a exercícios físicos em excesso e outros recursos, como a ingestão de proteínas ou esteroides anabolizantes para acelerar a hipertrofia.

Onde procurar ajuda?

Cada caso necessita de um acompanhamento particular e a ênfase adequada deve ser dada aos fatores determinantes para cada paciente. O indivíduo identificado com um transtorno alimentar deve procurar ajuda especializada, seja de psiquiatra ou de psicólogo, e um profissional para tratar os problemas nutricionais para ajustar a alimentação.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.