ESTILO DE VIDA

Proteínas: confira quais são suas principais funções

As proteínas são essenciais para o nosso corpo, pois têm participação direta no crescimento e na manutenção do organismo. Confira suas principais funções!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 19:06
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As proteínas são essenciais para o nosso corpo, pois têm participação direta no crescimento e na manutenção do organismo. Confira suas principais funções!

Ovos, queijo, coxas de frango, comidas com proteÌnas

Foto Shutterstock.com

Função estrutural

As proteínas participam da produção de tecidos, como acontece com o colágeno, a queratina e a albumina.

Função enzimática

As enzimas são o gatilho para reações biológicas. Um exemplo são as lipases, enzimas que quebram os lipídeos em ácidos graxos e glicerol. As enzimas só existem graças às proteínas.

Função hormonal

A partir delas, são produzidos hormônios como a insulina, liberada pelo pâncreas e importante para controlar as dosagens de açúcar no sangue, além da tiroxina, produzida pela tireoide.

Função de defesa

Os linfócitos necessitam de proteínas como as gamaglobulinas para produzirem anticorpos contra os antígenos, corpos estranhos no organismo.

Função nutritiva

São as proteínas que irão garantir a presença dos aminoácidos.

leite

Foto Shutterstock.com

Substâncias essenciais

Quando ingeridas, as proteínas quebram-se em aminoácidos que são distribuídos pelo organismo. Alguns deles são produzidos pelo próprio corpo, mas outros são obtidos apenas pela alimentação. Conheça esses elementos e os papéis que desempenham:

Triptofano: é conhecido por ser precursor da serotonina – um neurotransmissor que responde pela sensação de bem-estar. Ao beber um copo de leite antes de dormir, é possível garantir um sono mais tranquilo, uma vez que funciona como sedativo natural. Carnes magras, peixes, leite, nozes e leguminosas são ótimas fontes desse nutriente.

Histidina: atua auxiliando a pressão arterial, pois tem ação vasodilatadora. Também favorece a imunidade do organismo, uma vez que ajuda a defendê-lo contra vírus e bactérias. Além disso, contribui de forma essencial para o desenvolvimento infantil. Leite e seus derivados e leguminosas concentram uma boa quantidade desse aminoácido.

Leucina: esse nutriente é responsável pela formação e manutenção dos nossos músculos. É encontrado no soro do leite, conhecido como whey protein. Alimentos de origem animal são ótimas fontes desse nutriente.

Saiba mais: 

Alzheimer causa desnutrição? Segundo pesquisa, sim

Emagreça e ganhe saúde com a poderosa vitamina D

Vitaminas do complexo B: você sabe em quais alimentos encontrar?