Connect with us

O que você está procurando?

A microcefalia é uma condição neurológica grave que pode trazer mais prejuízos se não for compreendida. Saiba mais sobre essa malformação
- FOTO: Shutterstock.com

Saiba as principais características da microcefalia

A microcefalia é uma condição neurológica grave que pode trazer mais prejuízos se não for compreendida. Saiba mais sobre essa malformação

O próprio nome já é sugestivo: microcefalia (do grego: mikrós = pequeno; kephalé = cabeça) é uma condição neurológica em que a cabeça e o cérebro do recém-nascido são menores do que o tamanho considerado normal para a sua idade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os bebês com essa malformação congênita nascem com um perímetro encefálico inferior a 33cm, medida utilizada como o padrão.

médico-zika-vírus-estrutura-microcefalia

FOTO: Shutterstock.com

Em situações normais, o crescimento se dá entre 7cm a 8cm nos primeiros seis meses de vida, até alcançar cerca de 47cm no final do primeiro ano de vida. Vale lembrar que o valor diz respeito apenas a crianças nascidas a termo (com nove meses de gravidez). No caso de prematuros, os números citados acima mudam e dependem da idade gestacional em que ocorre o parto.

A microcefalia pode ter duas classificações: uma delas é considerada como sendo primária, a qual ocorre quando os ossos do crânio se fecham durante a gestação, até os sete meses de gravidez – a fusão prematura dos ossos do crânio é chamada de craniosinostose. Por sua vez, a outra classificação, a secundária, acontece quando a estrutura óssea se fecha na fase final da gravidez, ou ainda, após o nascimento do bebê.

Nitidamente, as crianças atingidas pela condição neurológica possuem problemas que ultrapassam a questão estética. Afinal, além da desproporção da face e caixa craniana, a fontanela (popularmente conhecida como moleira), espaço macio e membranoso que separa os ossos da cabeça, se fecha prematuramente, impedindo que o cérebro do recém-nascido cresça e desenvolva suas capacidades de maneira uma natural.

LEIA TAMBÉM

Texto Bruno Ribeiro/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

O zika virus entrou em evidência com a recente epidemia nacional e os casos de microcefalia. Porém, saiba que ele já está em cena há muito tempo

Estilo de vida

Ciência já descobriu que esquizofrenia é causada por alterações estruturais no cérebro. Sinapses e quantidades de neurotransmissores também são afetadas

Estilo de vida

Entenda como aparece e se desenvolve o Alzheimer, doença que chega a afetar cerca de 16% das mulheres e 9% dos homens no mundo!

Estilo de vida

Deixe a desorganização e a preguiça de lado e aprenda a organizar o seu cardápio diário para ter uma alimentação mais balanceada e saudável!

Mundo místico

Conte com a ajuda dos deuses indianos para proteger você e sua casa, com alguns rituais e magias indianas que separamos para você conhecer

Estilo de vida

O excesso de ciúmes pode se tornar uma patologia. Essa é uma das principais causas de brigas e fins de relacionamentos. Confira mais sobre!

Estilo de vida

O acúmulo de tarefas no dia a dia de muitas mulheres pode comprometer a saúde, causando problemas como ansiedade e estresse. Saiba mais!

Estilo de vida

Para manter a saúde em dia, são várias as possibilidades. Desde alimentação até sexo, pode contribuir. Confira mais sobre isso!