Musicoterapia: saiba os principais benefícios dessa técnica

Aquele seu som favorito pode ser muito mais prazeroso do que você imagina. Conheça os benefícios da musicoterapia para sua saúde

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/05/2017 às 08:58
Atualizado às 13:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ao imaginarmos até que ponto os benefícios das canções podem chegar, é de conhecimento de poucos que os acordes e tons são capazes de contribuir no tratamento de diversos transtornos e, até mesmo, de levar alegria para as pessoas que estejam enfrentando uma situação conturbada. Isso já existe e chama-se musicoterapia (possui, inclusive, graduação em ensino superior).

De acordo com algumas pesquisas, essa prática teve início durante a Primeira Guerra Mundial. A atividade visa gerar ou reforçar algumas funções de uma pessoa para que ela tenha uma melhor qualidade de vida, utilizando-se de algum procedimento e relacionando com a adversidade vivida por ela.

A música é aplicada em tratamentos da área da saúde, pois desenvolve no indivíduo a alegria e a motivação. Àquelas pessoas que se encontram em uma situação de vazio, de solidão, causada por uma doença ou por um momento, a música as transporta para outra realidade”, comenta o musicoterapeuta David Maldonado.

Indicações e benefícios da musicoterapia

A equação música + tratamento pode resultar em melhorias para pessoas que sofrem com alguma disfunção. David explica que, apesar de não existir uma delimitação de gêneros que possam contribuir em determinadas situações, a música possui uma função importante nesses processos. O musicoterapeuta elenca alguns casos:

LEIA TAMBÉM

Texto: Texto Thiago Koguchi e Vitor Manfio/ Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevista: Vitor Manfio/ Colaborador – Consultoria: David Martins de Almeida Maldonado, musicoterapeuta da clínica Musiclin, em São Carlos (SP), e especialista em neuropediatria

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.