Os principais benefícios da caminhada

Além de ajudar a emagrecer, a prática da caminhada pode prevenir doenças cardíacas. Veja dicas de como fazer caminhadas e melhorar sua saúde!

None
Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/05/2016 às 08:00
Atualizado às 21:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Caminhar todos os dias é um exercício benéfico para a saúde: além de aliviar as tensões, também combate a celulite e ajuda a queimar gordurinhas indesejadas. Porém, muitos ainda acham que apenas a musculação traz os resultados desejados. Fernando Werneck, fisioterapeuta e proprietário da clínica Be Healthy (RJ), explica as vantagens da caminhada, exercício que pode acabar com o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida:

benefícios caminhada: casal andando

Shutterstock

Benefícios da caminhada

Caminhar de três a quatro vezes por semana pode prevenir a hipertensão e problemas cardíacos. “A caminhada é um dos melhores exercícios físicos para perda de peso. Estudos mostram que caminhar três vezes por semana entre trinta e quarenta minutos por dia ajuda a controlar e prevenir hipertensão, diabetes e problemas cardíacos, além de gerar bem estar físico e mental”, revela o fisioterapeuta.

Para obter resultados mais rápidos de emagrecimento, caminhar todos os dias acelera o processo: “É bom lembrar que a caminhada como exercício funciona melhor se a pessoa andar mais rápido do que como se anda normalmente”, completa Fernando.

Veja também:

Os benefícios da corrida
Ballet fitness está entre os exercícios preferidos das famosas
Saúde da mulher: os cuidados para cada fase da vida

Quanto tempo dura o efeito?

É comum acreditar que depois de um tempo caminhando o corpo se acostuma e para de perder peso. No entanto, o segredo está no ritmo e na intensidade do exercício. “Os benefícios da caminhada sempre serão os mesmos, o que muda é a condição física do praticante. Para obter o máximo de resultado que a caminhada proporciona, é necessário aumentar a intensidade progressivamente”, conta Werneck.

Caminhada elimina celulite

Além de emagrecer, aliviar o estresse e manter o corpo saudável, a caminhada ajuda a eliminar a temida celulite. “A celulite é formada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. A caminhada ajuda na queima desta gordura e melhora a circulação, fazendo com que se tenha uma diminuição da celulite”, complementa o especialista.

benefícios caminhada tênis

Shutterstock

Cuidados necessários com o corpo

Antes de se aventurar nas caminhadas, tome cuidado com o tênis escolhido: usar um sapato desconfortável ou sem amortecimento pode trazer problemas sérios para a musculatura. “O tênis adequado é essencial não só para diminuir o impacto sobre as articulações, como também para não sobrecarregar os músculos. Um calçado inapropriado para seu tipo de pisada pode provocar dores no tornozelo, joelho, quadril e até na coluna”, pontua Fernando. Se o calçado for inadequado, o indivíduo pode sofrer de “canelite”, inflamação do músculo da perna.

Dica para melhorar a potência da caminhada

Para melhorar a potência da caminhada, o fisioterapeuta indica o uso dos bastões de ski: “Algumas pesquisas indicam que eles aumentam a queima de calorias durante a caminhada em trinta a quarenta por cento, além de reduzir o impacto sobre os joelhos, quadris e pernas. Outro estudo mostrou que caminhar com bastões aumenta o consumo de oxigênio de vinte a vinte e cinco por cento quando comparado a andar sem eles”.  Os bastões de ski (trekking) podem ser encontrados em lojas especializadas de camping e aventuras.

Consultoria: Fernando Werneck, fisioterapeuta e proprietário da Be Healthy RJ . Site: http://www.behealthyrj.com.br/

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.