Primeiros socorros para ajudar uma pessoa com aneurisma

O aneurisma pode se romper e causar sérias consequências. Por isso, o socorro rápido é essencial a fim de garantir mais chances de sobrevivência.

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 19:33
Atualizado às 11:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Como você reagiria se alguém sofresse o rompimento de um aneurisma na sua frente? A ideia pode parecer desesperadora, mas existem alguns cuidados muito básicos a serem tomados que podem ajudar quem se encontra nesse tipo de situação delicada.

O socorro imediato é essencial e determinante na hora do processo de recuperação de um paciente com uma doença tão séria como essa, já que a agilidade na assistência pode evitar sequelas psicomotoras mais graves.

mulher-mao-deitada-hospital-doente

FOTO: Shutterstock

Confira como socorrer uma vítima de aneurisma

1. O primeiro passo deve ser telefonar imediatamente para a emergência.

2. Confirme se a pessoa não está engasgada ou se está respirando normalmente. Caso contrário, inicie, na hora, uma massagem cardíaca para aumentar as chances de sobrevivência.

3. Deite o paciente de lado ou de bruços em uma posição confortável, de modo a evitar que, em casos de convulsão ou de vômito, ele se afogue.

4. Tente conferir a pressão e o ritmo cardíaco da vítima, já que as vezes arritmias cardíacas ou infartos também podem causar a perda de sentidos.

homem-maos-cabeca-dor

FOTO: Shutterstock

5. Caso o paciente seja portador de alguma doença, como diabetes ou hipertensão, que são facilmente relacionadas a esse tipo de problema, confirme se ela andou tomando corretamente a medicação.

6. Entretanto, mesmo que confirme que o paciente não consumiu seus remédios, não lhe dê nenhum tipo de medicação sem consentimento médico, já que isso pode gerar overdose ou outros tipos de complicações.

7. Não tente fazer movimentos bruscos com o paciente e nem lhe ofereça nada para ingerir, nem mesmo água. Tente conversar com o indivíduo, ainda que não obtenha respostas, para confirmar o estado de lucidez da vítima. Aguarde ao seu lado até a chegada da ambulância.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.