Connect with us

O que você está procurando?

Os primeiros socorros são fundamentais na recuperação do AVC. Isso porque a agilidade na assistência pode evitar sequelas graves. Aprenda a prestar!
- Foto iStock.com/Getty Images

Primeiros socorros em casos de AVC: aprenda a ajudar!

Os primeiros socorros são fundamentais na recuperação do AVC. Isso porque a agilidade na assistência pode evitar sequelas graves. Aprenda a prestar!

Se uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) na sua frente, você saberia identificar e prestar os primeiros socorros? É importante saber que a doença é uma das que mais provocam mortes entre a população brasileira – e o socorro imediato é fundamental e decisivo para o processo de recuperação. Isso porque a agilidade na assistência pode evitar sequelas graves que irão afetar diretamente a qualidade de vida do paciente.

mulher socorrendo homem caído

Foto iStock.com/Getty Images

Primeiros socorros

O primeiro passo ao perceber que uma pessoa está tendo um AVC é manter-se calmo para poder ajudá-la de maneira correta. Segundo o neurocirurgião Eduardo Barreto, o socorrista deve seguir as seguintes recomendações:

  1. Ligue para a emergência imediatamente.
  2. Verifique se a pessoa não engasgou e se está respirando com facilidade. Caso não, inicie a massagem cardíaca para aumentar as chances do paciente sobreviver.
  3. Acalme o paciente e coloque-o deitado, à espera de socorro médico. “Em caso de dificuldade respiratória, vire-o de lado para evitar que ele engula algum líquido (vômitos) ou outras secreções para os pulmões”, afirma Eduardo.
  4. Cheque a pressão e o ritmo cardíaco do paciente. “Por vezes, arritmias cardíacas provocam ou simulam situações semelhantes ao acidente vascular cerebral”, comenta o neurocirurgião.
  5. Veja se a pessoa faz uso de medicamentos ou se tem relação de remédios de uso contínuo. “Nos casos em que há fatores predisponentes como diabetes ou alguma doença arterial, verifique se a pessoa está com a pressão controlada, se fez uso de seus medicamentos, ou se a glicose está baixa demais, o que pode inclusive levar à convulsão”, indica o profissional.
  6. Não dê nenhum medicamento para quem está sofrendo um AVC. “O uso de analgésicos poderá afetar a função renal, o coração e a coagulação. Não há medicamento disponível em farmácia para o tratamento do AVC. Os remédios específicos são de uso exclusivo de hospitais”, ressalta o neurologista Custódio Michailowsky.
  7. Não ofereça nenhum tipo de alimento líquidos ou sólido, pois o indivíduo poderá vomitar e, consequentemente, aspirar para os pulmões; Outra recomendação é ir conversando com o paciente, mesmo que ele não responda, para verificar o estado de lucidez.

LEIA TAMBÉM

Texto Julia Bacelar/Colaboradora | Consultoria Custódio Michailowsky, neurologista; Eduardo Barreto, neurocirurgião especialista em Coluna Vertebral e Dores Crônicas.

Advertisement

Estilo de vida

Além do famoso ômega 3, o peixe possui outros benefícios. Ele é rico em nutrientes, como vitaminas e minerais. Confira suas qualidades para o organismo!

Estilo de vida

As atividades aquáticas são repletas de benefícios, que vão desde o emagrecimento até o combate à insônia. Conheça 5 opções e escolha a sua!

Estilo de vida

Famoso por agir como um forte protetor para o coração e as atividades cerebrais, o ômega 3 traz consigo uma lista de benefícios para a saúde. Confira!

Receitas

Não quer perder muito tempo fazendo o jantar? Então essa é a receita para você! Veja o modo de preparo de um delicioso papillote de salmão com legumes!

Receitas

Quer inovar no almoço de domingo? Então, surpreenda sua família com esse incrível pavê de banana com doce de leite muito saboroso!

Receitas

Em 30 minutos você tem um prato pronto na mesa! Essa receita de omelete prática recheada serve duas pessoas. Faça agora e não perca tempo na cozinha.

Receitas

Porção típica de boteco agora na sua casa, e o melhor: com um gostinho especial! Aproveite e faça hoje mesmo o bolinho de bacalhau com alecrim.

Receitas

Recheio de abóbora doce e cobertura deliciosa com coco ralado, leite condensado e leite de coco. Aprenda a receita de torta de abóbora e faça em casa!