Connect with us

O que você está procurando?

Um dia você se surpreende ao ver que seu bebê já engatinha. Poucos meses depois, mais uma surpresa: ele levantou e já está andando sozinho. Como lidar?
- FOTO: Shutterstock.com

Primeiros passos: cuidados com o bebê

Um dia você se surpreende ao ver que seu bebê já engatinha. Poucos meses depois, mais uma surpresa: ele levantou e já está andando sozinho. Como lidar?

Um dia você se surpreende ao ver que seu neném já engatinha. Poucos meses depois, mais uma surpresa: ele levantou e já está andando sozinho. Seu filho está dando os primeiros passos para a vida. Como lidar?

Bebê engatinhando

FOTO: Shutterstock.com

Desenvolvimento motor

Segundo o pediatra José Aurélio Medeiros Andrade, a criança começa a andar, em média, aos 10 meses. Mas, dependendo do peso do bebê, isso pode variar. “Os mais gordinhos demoram um pouco mais por conta do peso e os bebês prematuros só atingem peso e estatura com dois anos, o que pode atrasar também os primeiros passos da criança”.

Engatinhar ajuda

É por volta dos 7 ou 8 meses que os pequenos começam a explorar o mundo que vivem. Alguns se arrastam de barriga e a maioria explora a força dos joelhos. Eles precisam vivenciar esta experiência. Deixe o bebê engatinhar à vontade, pois ele sabe a hora certa de se arriscar a andar. Este é o momento também para verificar se a casa oferece todas as condições de segurança, como armários trancados e também a retirada de objetos quebráveis ou pequenos.

Veja também
Primeira papinha: dicas para a alimentação do bebê
Doenças e os bebês: anemia, diarreia e infecção urinária
Dormir com os pais: cuidados com o bebê

Um passo de cada vez

Quando o bebê chega ao oitavo mês, ele começa a rolar voluntariamente e está pronto para engatinhar. Entre o nono e o décimo mês, ele já engatinha com facilidade e começa a ficar em pé, apoiando-se nas pessoas e nos móveis. Aos 11 meses, a criança arrisca os primeiros passinhos, mas sempre precisando de um apoio. É na metade do décimo primeiro – até o décimo quarto mês – que ela começa a andar sozinha.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher-Price, da Editora Alto Astral
Consultoria: Dr. José Aurélio Medeiros Andrade, pediatra. Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Advertisement

Estilo de vida

Carter, um menino com vitiligo, passou a ter maior autoestima quando descobriu um amigo que tinha a mesma doença pele: era o cão Rowdy!

Estilo de vida

Conheça os melhores exercícios aquáticos para queimar calorias, ganhar condicionamento físico e ficar com a barriga, os braços e as pernas durinhos!

Estilo de vida

A empatia não é apenas boa para quem recebe: desenvolvê-la também pode trazer diversas vantagens para sua vida e para a de todos ao seu redor!

Estilo de vida

Em entrevista no Youtube, a atriz Giovana Ewbank revelou que fez até uma promessa para que o processo de adoção desse certo: virar vegetariana!

Estilo de vida

Aprenda a fazer um colar com as crianças! Use materiais simples, como fita de cetim e pingente, e tenha uma peça customizada.

Estilo de vida

Gilberto Gil fez uma linda homenagem para a bisneta Sol Maria, e nós listamos 9 motivos de porque os avós são tão importantes em nossas vidas!

Estilo de vida

Confira 3 opções que trazem os temas de Alice no País das Maravilhas e Chapeuzinho Vermelho. Clássicos que fizeram parte da infância de muitas gerações.

Estilo de vida

Selecionamos dicas atemporais que trazem seres fantásticos, viagens em mundos paralelos e muitas curiosidades sobre animais.