Primeiro suquinho do bebê: quando oferecer?

Quando é a hora certa de oferecer o primeiros suquinho para o bebê? Saiba como dar os primeiros passos na nova alimentação do seu filho e quais frutas usar

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/04/2019 às 14:34
Atualizado às 13:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Até os seis meses de vida, o único alimento apropriado para o bebê é o leite materno. Quando o pimpolho completa essa idade, seu paladar já está preparado para o primeiro contato com o sabor das frutas. Para introduzi-las no cardápio do seu filho, o ideal é oferecê-las em forma de sucos, todas as manhãs, por volta das 9h, conforme orienta a nutricionista Ana Cláudia dos Santos, do Hospital Neomater, de São Bernardo do Campo (SP). Veja dicas para saber quando oferecer o primeiro suquinho do bebê:

Primeiro suquinho do bebê: quando oferecer?

Laranja-lima

O primeiro suco do bebê deve ser preparado, de preferência, com laranja-lima, pois nem todas as frutas têm boa aceitação nessa fase. “Lave bem a fruta, esprema e coe, oferecendo a bebida no copo”, orienta a especialista.

Num primeiro momento, o bebê poderá recusar o suco, por isso, é importante criar uma rotina, oferecendo a bebida no mesmo horário e insistindo num mesmo tipo de suco durante três dias. Nos primeiros dias, bastam 60ml de suco; essa quantidade poderá ser aumentada ou reduzida conforme a aceitação do bebê.

Primeiro suquinho do bebê: quando oferecer?

Foto: Shutterstock

Novos sabores

Depois da laranja-lima, novas frutas podem ser usadas para preparar o suco do bebê, como mamão, maçã, pêra e banana. A regra de oferecer o mesmo suco durante três dias continua válida. Assim, é possível observar se o pequeno tem reação alérgica a alguma das frutas oferecidas.

Frutas ácidas, como morango ou limão, devem ser evitadas, pois há o risco de causarem inflamação na pele. Para variar a base do suco, tente prepará-lo também com água-de-coco, depois de verificar-se a criança não tem rejeição a esse líquido.

Ana Cláudia lembra ainda que a introdução das frutas pode interferir no funcionamento do intestino do bebê. Segundo a nutricionista, as frutas que soltam o intestino são laranja, mamão e abacate, ao passo que maçã, banana e goiaba causam prisão de ventre. Fique atenta às combinações!

Consultoria: Ana Cláudia dos Santos, do Hospital Neomater, de São Bernardo do Campo (SP)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.