ESTILO DE VIDA

5 dicas para prevenir a osteoporose

Quer prevenir a osteoporose de maneira prática e eficaz? Então, confira cinco dicas para isso e aproveite para conquistar mais saúde!

None
É possível prevenir a osteoporose com medidas simples. FOTO Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/12/2017 às 13:03
Atualizado às 16:50

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A osteoporose é uma doença desencadeada pela deficiência do organismo em repor o cálcio perdido naturalmente, principalmente em decorrência do avanço da idade. Com o tempo, os ossos vão ficando porosos e mais suscetíveis a fraturas. A falta de informações faz com que as pessoas demorem a buscar um diagnóstico, prejudicando a qualidade de vida. Pensando nisso, que tal conhecer algumas formas de prevenir a osteoporose?

Como é possível identificar a osteoporose?

Uma vez que não apresenta sintomas em seu estágio inicial, a maioria dos casos só é identificado após algum tipo de fratura. Por isso, todas as pessoas que apresentam fatores de risco devem procurar um especialista e fazer avaliações periódicas (no mínimo 1 vez por ano) para prevenir a osteoporose.

“Existem diversos exames que podem identificar a quantidade de massa óssea e se há risco de desenvolvimento da osteoporose. O mais utilizado é a densitometria óssea”, afirma o geriatra Salo Buksman . E vale ficar atento aos fatores de risco que podem favorecer o surgimento da doença, ajudando na hora de detectar o problema.

Portanto, lembre-se: mulheres que entraram na menopausa, histórico da doença na família, distúrbios da tireoide e paratireoide, uso de determinados medicamentos (corticoides, anticonvulsivantes, heperina), diminuição da produção de hormônios sexuais (hipogonadismo), dieta pobre em cálcio e sedentarismo são alguns dos principais fatores que desencadeiam a osteoporose.

Consultoria Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista; Salo Buksman, geriatra

LEIA TAMBÉM:

TAGS