Pressão baixa: veja o que fazer em caso de crise!

A queda de pressão pode resultar em sintomas como tontura, náuseas e até desmaio; saiba o que fazer quando ocorrer uma crise de hipotensão!

- Imagem: Editora Alto Astral

A pressão baixa, ou hipotensão, acontece quando a pressão nas artérias diminui, assim a força para que o sangue chegue aos órgãos fica reduzida. Em geral, é quando está abaixo de 10 por 7.

Segundo a cardiologista Adriana Ferraz Daher, pessoas com pressão baixa em geral apresentam tontura, podendo evoluir para desmaios, têm taquicardia (palpitações), sudorese, dor de cabeça e náuseas, acompanhadas ou não por vômitos.

Veja no vídeo a seguir como socorrer uma pessoa com pressão baixa:

É necessário descobrir a causa da pressão baixa para direcionar o tratamento adequado. Ela pode estar relacionada a alterações hormonais, glicêmicas (taxa irregular de açúcar no sangue), estresse, insônia, má alimentação, atividade física inadequada, sedentarismo, entre outros problemas.

O cardiologista irá coletar dados e investigar o histórico do paciente e assim solicitar alguns exames. Inicialmente, pede-se dosagem hormonal, exames laboratoriais mais simples e, quando necessário, mais específicos para descobrir as causas e definir o melhor tratamento.

 

Atenção!

Apesar de contradizer a crença popular, comer sal não é bom para controlar ou elevar a pressão baixa. Segundo especialistas, além de não resolver o problema, essa atitude pode agravar a situação se a pessoa possuir outros problemas de saúde

Leia também:

Consultoria: Adriana Ferraz Daher, cardiologista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência