ESTILO DE VIDA

Pressão baixa: veja o que fazer em caso de crise!

A queda de pressão pode resultar em sintomas como tontura, náuseas e até desmaio; saiba o que fazer quando ocorrer uma crise de hipotensão!

None
Imagem: Editora Alto Astral

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 20:14
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A pressão baixa, ou hipotensão, acontece quando a pressão nas artérias diminui, assim a força para que o sangue chegue aos órgãos fica reduzida. Em geral, é quando está abaixo de 10 por 7.

Segundo a cardiologista Adriana Ferraz Daher, pessoas com pressão baixa em geral apresentam tontura, podendo evoluir para desmaios, têm taquicardia (palpitações), sudorese, dor de cabeça e náuseas, acompanhadas ou não por vômitos.

Veja no vídeo a seguir como socorrer uma pessoa com pressão baixa:

É necessário descobrir a causa da pressão baixa para direcionar o tratamento adequado. Ela pode estar relacionada a alterações hormonais, glicêmicas (taxa irregular de açúcar no sangue), estresse, insônia, má alimentação, atividade física inadequada, sedentarismo, entre outros problemas.

O cardiologista irá coletar dados e investigar o histórico do paciente e assim solicitar alguns exames. Inicialmente, pede-se dosagem hormonal, exames laboratoriais mais simples e, quando necessário, mais específicos para descobrir as causas e definir o melhor tratamento.

Atenção!

Apesar de contradizer a crença popular, comer sal não é bom para controlar ou elevar a pressão baixa. Segundo especialistas, além de não resolver o problema, essa atitude pode agravar a situação se a pessoa possuir outros problemas de saúde

Leia também:

Consultoria: Adriana Ferraz Daher, cardiologista