ESTILO DE VIDA

Preparo dos alimentos: você sabe o que é mito e verdade?

Algumas dúvidas podem surgir na hora de preparar os alimentos. Confira o que é verdadeiro e o que é falso nesse momento e aproveite para ganhar saúde!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 20:34
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O preparo dos alimentos envolve cuidados específicos – tanto para aproveitar seus sabores quanto para manter a saúde do organismo. Mas, em algum momento, algo pode dar errado, como salgar demais a comida, ou surgir alguma dúvida referente à higiene, por exemplo. Para te ajudar, respondemos 5 principais dúvidas que surgem nesse momento. Confira!

cozinha, alimentos, acessórios, faca, panela, temperos, saladas, fruta

Foto Shutterstock.com

1 – A panela de ferro pode prevenir ou combater a anemia?

Sim. O ferro da panela é o mesmo necessário ao organismo. Ao utilizá-la para preparar os alimentos, parte do mineral acaba chegando ao prato.

2 – Acrescentar limão no prato que está muito salgado ajuda a reduzir o sabor do sal?

Não. Na realidade acontece o contrário. “Quando o limão é misturado ao sal, é mais perceptível o sabor salgado. Assim, essa prática pode ser adotada para diminuir a quantidade de sal consumida”, destaca Stefania Valente, nutricionista.

3 – Cozinhar legumes no vapor preserva os nutrientes?

Sim. “Além de preservar as vitaminas, as fibras se mantêm mais íntegras e o alimento adquire uma textura mais crocante. A cor do legume também fica mais viva do que quando ele é cozido sob imersão, tornando o prato mais atrativo”, explica a nutricionista. Vale ressaltar que não é todo o conteúdo das vitaminas e fibras que se perde no cozimento; uma parte permanece no próprio alimento. Os principais nutrientes que se vão na água são os carotenoides, como o betacaroteno, encontrado na beterraba, na cenoura e na batata doce, por exemplo.

Leia também:

4 – Utilizar a água do cozimento de legumes para preparar outros alimentos faz com que os nutrientes presentes na água permaneçam no prato?

Sim. “A água do cozimento pode ser utilizada para a preparação de outros pratos e alguns desses nutrientes podem ser transferidos para essa preparação. Isso não acontece no caso das fibras, pois a água faz com que sua estrutura se modifique, não sendo reaproveitada. Por exemplo, a fibra contida no brócolis é quebrada pela água do cozimento”, revela a nutricionista.

5 – A madeira usada na cozinha pode acumular resíduos ou bactérias?

Sim. “Como a madeira é muito porosa, mesmo com produtos específicos e próprios para limpeza, não é possível fazer uma higienização completa. Além disso, a madeira se mantém úmida após o contato com a água, e se torna um ambiente propício para a multiplicação de micro-organismos”, alerta Stefania.

Consultoria  Stefania Valente, nutricionista