Connect with us

O que você está procurando?

A poluição visual pode causar muito mais problemas além de deixar um lugar feio. Saiba como ela afeta suas capacidades cerebrais
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Poluição visual: veja como ela prejudica seu cérebro

A poluição visual pode causar muito mais problemas além de deixar um lugar feio. Saiba como ela afeta suas capacidades cerebrais

Outdoors, anúncios em traseiras de ônibus, sinais luminosos, “santinhos” em época de eleições… É certo que, principalmente nas grandes cidades, há poluição visual espalhada por todos os lados e nem precisa de muita concentração para reparar — aliás, essa habilidade cognitiva é uma das mais prejudicadas nisso tudo.

Como afeta o cérebro?

Não é nenhuma surpresa que, com tantas informações geradas pela poluição visual, como propagandas, o cérebro humano seja impactado de alguma forma.

cerebro preto raios poluicao visual

FOTO: iStock.com/Getty Images

A neurologista Julianne Tannous explica que, com os vários elementos que poluem visualmente, o funcionamento cerebral é afetado, já que a concentração se divide entre diversos estímulos. “Assim sendo, quando a atenção é prejudicada, há o consequente prejuízo na memória e no aprendizado, uma vez que estes dependem diretamente da atenção para que tenham seu processo iniciado”, conta a especialista.

Poluição em menor escala

A poluição visual não é um problema exclusivo de quem vive em cidades. Diminuindo as proporções, podemos encontrar situações com elementos que também causam distrações e ocupam a mente com informações desnecessárias, como um ambiente de trabalho desorganizado.

Nesses casos, é possível ter um controle maior sobre o cenário, basta colocar o cérebro e a bagunça em ordem. Segundo a consultora em organização Yolanda Hollaender, “algumas pessoas têm a falsa ideia de que ter à vista tudo o que precisam pode ajudá-las na hora de fazer um relatório ou elaborar um projeto”. E isso, gradualmente, pode causar um estresse sem propósito, uma vez que fica difícil achar qualquer item em meio a tantos outros, afetando toda a produtividade.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador – Consultorias: Julianne Tannous, neurologista; Yolanda Hollaender, consultora em organização de ambientes residenciais e corporativos, com certificação pela empresa OZ! Organize sua Vida; sócia-fundadora da Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade (ANPOP) e coordenadora da Oficina de Suporte aos Problemas de Desorganização.

 

Advertisement

Estilo de vida

Medicamentos gratuitos para o controle de diabetes são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba mais e entenda como agir!

Estilo de vida

Saiba quais são as frutas para diabéticos mais indicadas para o consumo! É importante lembrar que as frutas também possuem açúcar!

Estilo de vida

Além das famosas TPM e MENOPAUSA, existem certas doenças que merece atenção da mulheres. Veja alguns exemplos e confira como é o tratamento.

Estilo de vida

Pesquisa divulgada por empresa americana afirma que orar todos os dias ajuda a prevenir a perda de memória, o Mal de Alzheimer e outros males. Saiba mais!

Estilo de vida

Devido à síndrome de Münchausen, mãe criou a história de que Gypsy era doente. A filha, cansada dos abusos sofridos por 20 anos, assassinou Dee Dee

Estilo de vida

Herdada dos nossos ancestrais, quando regulada, a ansiedade pode ajudar no nosso dia a dia. Em altos níveis, pode se transformar em um distúrbio

Estilo de vida

O hibisco é um poderoso emagrecedor e ainda age contra diversas doenças, é anti-inflamatório, laxante e analgésico. Faça da planta uma aliada!

Estilo de vida

Você sabe o que é TDPM (transtorno disfórico pré-menstrual)? Como ela afeta o corpo? Não? Então leia mais sobre o assunto e fique por dentro.