Connect with us

O que você está procurando?

O segredo para não ficar no vermelho é ter planejamento com seu dinheiro
- Foto: iStock.com/Getty Images

Descubra por que é preciso ter planejamento financeiro

O segredo para não ficar no vermelho é ter planejamento com seu dinheiro

Engana-se quem pensa que ter pouco dinheiro é sinônimo de endividamento, ou então que, para ter uma boa poupança, é preciso ser rico. Ter dinheiro não tem a ver com quantidade, mas planejamento.

Planejamento do dinheiro

Quando não há um planejamento, a tendência é que as despesas cresçam proporcionalmente a qualquer incremento na renda. Isso contribui para que o padrão de vida fique no limite da renda, aumentando o risco de endividamento diante de um imprevisto (desemprego, doença, etc). Mesmo que não se chegue a ficar no vermelho, manter um padrão de vida muito alto acaba tornando o indivíduo escravo de si mesmo, trabalhando somente para sustentar este padrão. Em outras palavras: acaba trabalhando a vida toda e não acumula patrimônio, nem realiza sonhos grandiosos.

É normal que haja uma mudança no padrão de vida conforme o orçamento permite, porém, precisa ser equilibrado, como destaca o economista Samy Dana: “você tem que aprender a viver dentro do seu orçamento. Se for acostumado a viver com menos do que ganha, depois, quando ganhar mais, vai se adaptando: aumenta a poupança, aumenta o valor dos gastos fixos e até gastos mais supérfluos”.

 

planejamento

Foto: iStock.com/Getty Images

Para a vida toda

Planejar as finanças é algo que deve ser feito desde cedo e estar sempre presente, mesmo após a aposentadoria. Afinal, os gastos acontecem na vida toda e nunca é demais estar organizado. Segundo o professor de finanças Marcelo Cambria, depois de se alcançar um conforto financeiro, quando não é preciso se preocupar tanto com cada centavo, pode haver menos disciplina, consultando a planilha de finanças uma vez por semana ou a cada 15 dias. “Mas, enquanto não tiver um conforto de entradas maiores que as saídas, recomendo ter esse controle sim, que seja bem disciplinado, porque faz uma diferença enorme na vida mais adulta, próxima da aposentadoria”, ressalta o professor de finanças.

Se conheça melhor

Um fator importante na hora de organizar as economias pessoais é buscar o autoconhecimento, isto é, questionar-se sobre o que quer da vida, quais os objetivos e sonhos a serem alcançados, quanto está disposto a trabalhar, planos de carreira e pessoal, etc. Só assim é possível planejar de forma organizada, garantindo tranquilidade hoje e no futuro. Caso contrário, há grandes chances de você gastar seu rico dinheiro em itens que não são importantes.

 

LEIA MAIS

 

Consultoria: Marcelo Cambria, professor de finanças e mercado financeiro da Fundação Instituto de Pesquisa Contábeis, Aturiais e Financeiras (Fipecafi) na Faculdade de Economia, Adminstração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Texto: Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Jogos de videogame e educação infantil sempre foi um assunto com opiniões divergentes entre os pais. Veja qual o efeito desses jogos no cérebro das crianças

Estilo de vida

Seu filho tem alergia alimentar? Saiba o que fazer quando ele não pode ingerir certos alimentos.

Estilo de vida

No mês de outubro, o canal Gloob irá exibir mais de 40 filmes infantis em sua programação! Confira quais serão e divirta-se com as crianças.

Estilo de vida

Muitos casamentos passam por algumas dificuldades ao longo do tempo. Confira dicas para transformar seu marido em um príncipe e ser feliz no amor!

Estilo de vida

Está pensando em começar a correr mas está cheia de dúvidas? Desvendamos 12 mitos e verdades para você correr sem grilos na cabeça.

Estilo de vida

De caixinha, em pó, polpa ou concentrado? Entenda quais os melhores e os piores tipos de sucos que estão disponíveis nos mercados!

Estilo de vida

Fique linda por inteiro: conheça todos os benefícios da dieta para o organismo, a pele, o cabelo e também para a autoestima da mulher!

Estilo de vida

Confira aqui algumas ugestões para você aumentar sua grana e como reduzir os custos do seu orçamento mensal