É preciso estar atento aos sinais da ansiedade infantil

O transtorno de ansiedade pode afetar tanto os adultos como também as crianças. Saiba o que fazer para atenuar os reflexos nos pequenos.

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Engana-se quem pensa que ansiedade é exclusividade de adultos. As crianças e os jovens também podem estar propensos a desenvolver um transtorno de ansiedade dependendo do ambiente em que vivem e suas rotinas. Por isso, a atenção às reações das crianças é essencial para a identificação do quadro.

Segundo a psicóloga Fernanda Medeiros, alguns dos principais sinais são “excessiva preocupação na maioria dos dias da semana, problemas para dormir à noite, enurese (fazer xixi na cama), inquietação ou fadiga excessiva, irritabilidade frequente, dificuldades de manter a atenção, principalmente para tarefas de rotina e escolares; e complicações na socialização”.

ansiedade infantil

FOTO: iStock.com/Getty Images

Todo esse processo de diagnóstico também gira em torno de demonstrar interesse na rotina delas, questioná-las, observá-las e oferecê-las uma abertura maior para diálogos, ou seja, proporcionar um ambiente favorável para que se sintam confortáveis. Com isso, a chance de se evitar os sentimentos reprimidos aumenta, já que as crianças irão notar que se trata de um apoio e não de uma ameaça.

O caminho para o controle

Os pais e responsáveis, após notarem alguns sinais ligados à ansiedade, devem buscar ajuda profissional para um tratamento mais eficaz, já que este é realizado de maneira diferente ao dos adultos. “A terapia com um psicólogo aparece, portanto, como uma maneira mais incisiva nos casos dos transtornos de ansiedade infantil. Por meio desse método, a criança pode experimentar novas maneiras de pensar e agir em situações que lhe causam ansiedade”, explica a psicóloga Fernanda Medeiros.

Em alguns casos, atividades e ferramentas lúdicas são utilizadas como forma de aproximar o especialista do paciente. Já nos quadros mais graves, também é válida a prescrição de medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade.

 

Veja mais:

Como lidar com a ansiedade infantil?

Meditação ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão

Novas técnicas para tratar ansiedade e depressão

 

Consultoria: Fernanda Medeiros, psicóloga e coordenadora pedagógica no colégio Objetivo, de Campinas (SP).

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência