Connect with us

O que você está procurando?

O transtorno de ansiedade pode afetar tanto os adultos como também as crianças. Saiba o que fazer para atenuar os reflexos nos pequenos.
- FOTO: iStock.com/Getty Images

É preciso estar atento aos sinais da ansiedade infantil

O transtorno de ansiedade pode afetar tanto os adultos como também as crianças. Saiba o que fazer para atenuar os reflexos nos pequenos.

Engana-se quem pensa que ansiedade é exclusividade de adultos. As crianças e os jovens também podem estar propensos a desenvolver um transtorno de ansiedade dependendo do ambiente em que vivem e suas rotinas. Por isso, a atenção às reações das crianças é essencial para a identificação do quadro.

Segundo a psicóloga Fernanda Medeiros, alguns dos principais sinais são “excessiva preocupação na maioria dos dias da semana, problemas para dormir à noite, enurese (fazer xixi na cama), inquietação ou fadiga excessiva, irritabilidade frequente, dificuldades de manter a atenção, principalmente para tarefas de rotina e escolares; e complicações na socialização”.

ansiedade infantil

FOTO: iStock.com/Getty Images

Todo esse processo de diagnóstico também gira em torno de demonstrar interesse na rotina delas, questioná-las, observá-las e oferecê-las uma abertura maior para diálogos, ou seja, proporcionar um ambiente favorável para que se sintam confortáveis. Com isso, a chance de se evitar os sentimentos reprimidos aumenta, já que as crianças irão notar que se trata de um apoio e não de uma ameaça.

O caminho para o controle

Os pais e responsáveis, após notarem alguns sinais ligados à ansiedade, devem buscar ajuda profissional para um tratamento mais eficaz, já que este é realizado de maneira diferente ao dos adultos. “A terapia com um psicólogo aparece, portanto, como uma maneira mais incisiva nos casos dos transtornos de ansiedade infantil. Por meio desse método, a criança pode experimentar novas maneiras de pensar e agir em situações que lhe causam ansiedade”, explica a psicóloga Fernanda Medeiros.

Em alguns casos, atividades e ferramentas lúdicas são utilizadas como forma de aproximar o especialista do paciente. Já nos quadros mais graves, também é válida a prescrição de medicamentos que ajudam a controlar a ansiedade.

 

Veja mais:

Como lidar com a ansiedade infantil?

Meditação ajuda a reduzir os sintomas de ansiedade e depressão

Novas técnicas para tratar ansiedade e depressão

 

Consultoria: Fernanda Medeiros, psicóloga e coordenadora pedagógica no colégio Objetivo, de Campinas (SP).

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Os molhos são acompanhamentos ideais para as saladas, mas podem se tornar vilões da saúde quando apresentam lactose ou excesso de calorias.

Entretenimento

2016 vai ser o primeiro ano da Editora Alto Astral na Bienal, confira a programação e os autores que estarão presente no evento!

Entretenimento

Bienal de São Paulo trará atividades, brincadeiras e brindes, além de informações sobre o lançamento de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada!

Entretenimento

Conheça o perfil dos jurados Di Ferrero, Alinne Rosa, Paulo Miklos e Rick Bonadio na versão brasileira do reality X Factor Brasil

Estilo de vida

A ansiedade pode desencadear problemas na pele, como o vitiligo e a psoríase. Entre as pessoas que procuram dermatologistas, 40% têm problema emocional.

Estilo de vida

Assim como todo o corpo, a ansiedade também pode afetar a pele e causar algumas doenças cutâneas, como erupções e coceira constante.

Entretenimento

Autora de sucesso na auto publicação, Vanessa Bosso lança livro na Bienal de 2016 com dicas de como se livrar dos carmas que nos perseguem

Estilo de vida

As saladas podem ser feitas com vários ingredientes, inclusive com minilegume. Cenoura, berinjela, rúcula e outras opções são encontradas na versão pequena.