Pratos refrescantes: emagreça de maneira saudável e sem passar fome!

A salada é parceira ideal de quem quer emagrecer. Para obter os benefícios, incremente seu cardápio com pratos refrescantes e deliciosos!

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Foto: Stela Handa/Colaboradora

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/11/2016 às 18:18
Atualizado às 12:25

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As saladas exercem um papel fundamental no cardápio de quem deseja perder peso: são magrinhas, contêm fibras, desintoxicam o corpo e combatem o inchaço. Por isso, elas não podem ficar de fora das refeições. Feitas com folhas, legumes e até frutas, elas podem acompanhar o almoço e o jantar ou, ainda, substituir uma refeição completa. Seja qual for o tipo da salada que você escolher, saiba que seus ingredientes são responsáveis por cuidar do corpo e da saúde, já que previnem diversas doenças e colocam os quilinhos extras para correr! Adicione já esses pratos refrescantes no seu dia a dia e perca peso sem demora:

pratos refrescantes: salada de folhas e frutas

Foto: Stela Handa/Colaboradora

Salada de folhas e frutas

Rendimento: 8 porções

Em uma travessa grande, disponha as folhas de 1 pé de alface, 1/2 maço de rúcula e 1/2 maço de agrião. Misture 2 laranjas sem casca e sem sementes cortadas em meia-lua, 1 xícara (chá) de uvas-itália sem sementes cortadas ao meio, 1 manga grande fatiada, 2 kiwis sem casca cortados em meia-lua, 1 cenoura ralada e 1 pepino em rodelas. Coloque por cima das folhas. Em uma vasilha, misture o suco de 2 laranjas, 2 colheres (sopa) de vinagre, 1 colher (sopa) de mostarda, 1/4 de xícara (chá) de azeite, 2 colheres (sopa) de hortelã picada, 1 colher (sopa) de molho inglês e sal a gosto. Espalhe sobre a salada e sirva.

Salada de alface com queijo

Rendimento: 6 porções

Lave as folhas de 1 pé de alface romana, ou americana, e as folhas de 1 pé de alface crespa. Seque e arrume-as em uma saladeira. Bata no liquidificador 1 dente de alho picado, 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico, 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão picadas, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de salsinha picada, 1 colher (sopa) de cebolinha picada, 1 colher (sopa) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Regue as folhas de alface com o molho, salpique 100g de queijo de minas light picado e sirva.

Salada colorida com filés de sardinha

Rendimento: 4 porções

No centro de uma travessa, disponha as folhas de 1 pé pequeno de alface americana lavada e picada, intercalando com folhas de agrião limpas. Contorne a travessa com rodelas de 1 tomate grande e 1 maço pequeno de brócolis cozido no vapor. No centro da travessa, distribua 1 lata de sardinhas conservadas em água e sal, limpas e escorridas, e espalhe 10 azeitonas pretas. Regue a salada com o suco de 1/2 limão misturado a 1 pitada de páprica picante. Adicione 1 colher (sopa) de azeite, cubinhos de queijo de minas light e sal a gosto. Sirva em seguida.

Salada verão com linhaça e quinoa

Rendimento: 2 porções

Lave e higienize 8 folhas de alface crespa, 6 folhas de acelga e 3 xícaras (chá) de agrião. Em uma travessa, misture as folhas, 2 xícaras (chá) de quinoa em grãos cozida, 1 cenoura média ralada, 1 tomate em rodelas e 1/2 xícara (chá) de nozes picadas. Para o tempero, misture 1/2 xícara (chá) de suco de limão, sal marinho a gosto, 1/2 cebola ralada e azeite a gosto. Coloque por cima da salada e misture. Finalize polvilhando 1 colher (sopa) de semente de linhaça triturada e sirva em seguida.

Salada de salsão e maçã

Rendimento: 4 porções

Misture 2 xícaras (chá) de maçã em fatias com 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1/2 xícara (chá) de maionese light, 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado e leve à geladeira por 30 minutos. Em uma tigela, misture 1 xícara (chá) de salsão em tiras, 1/2 xícara (chá) de nozes picadas e 1/2 xícara (chá) de uvas-passas. Junte a maçã que ficou na geladeira, misture e espalhe sobre as folhas de 1 pé de alface americana. Antes de servir, decore com 1 xícara (chá) de gomos de laranja.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: Claudia Moraes, nutricionista da Kanguruh Terceira Idade, do Rio de Janeiro (RJ), (21) 3165-4005, www.k3irj.com.br; Ruliane Bittencourt, nutricionista do Rio de Janeiro (RJ), (21) 2507-9245, www.espacoverticalzen.com.br

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