Connect with us

O que você está procurando?

O verão está no auge, com muitas pessoas aproveitando as altas temperaturas para se refrescar nas praias e piscinas. E como cuidar da saúde dos olhos?
- Foto Shutterstock

Praias e piscinas pedem atenção redobrada com os olhos

O verão está no auge, com muitas pessoas aproveitando as altas temperaturas para se refrescar nas praias e piscinas. E como cuidar da saúde dos olhos?

O verão está no auge, com muitas pessoas de férias e aproveitando as altas temperaturas para se refrescar nas praias e piscinas. É um período para relaxar, mas sem deixar de lado alguns cuidados com a saúde dos olhos. Para evitar situações que estraguem o momento de descanso, o oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista, Ibraim Viana Vieira, elenca algumas dicas.

 

mulher piscina oculos natacao olhos

Foto PureStock

 

Na água

Ambientes aquáticos, naturais ou artificiais, podem concentrar diversas bactérias, vírus e protozoários que provocam infecções oculares. A conjuntivite, inflamação da membrana que reveste a parte externa do globo ocular, é uma delas. O sal do mar e o cloro das piscinas são outros agentes que irritam os olhos, podendo causar vermelhidão, ardência e a sensação de olho seco. Ao sair da água, é recomendado usar um colírio lubrificante para melhorar esses sintomas e “lavar” a superfície ocular.

Atenção às lentes de contato

Nessa época do ano, quem necessita de óculos de grau, muitas vezes, prefere utilizar lentes de contato para não precisar se preocupar com a perda do objeto ou mesmo por questões estéticas. Entretanto, não é indicado nadar usando as lentes, uma vez que agentes infecciosos podem se aderir à sua superfície ou mesmo à superfície da córnea, levando a infecções graves. Se a exposição à água for inevitável, são indicadas as lentes de descarte diário, que, depois de utilizadas, devem ser jogadas fora.

 

mulher biquini piscina oculos sol olhos

Foto Shutterstock

 

Uso de óculos escuros

Óculos escuros são itens obrigatórios ao tomar sol para blindar os olhos dos raios UVA e UVB. Mais do que acessórios estéticos, auxiliam na prevenção de uma série de lesões oculares. Entre elas, ceratite – caracterizada pela inflamação na córnea; aparecimento de pterígio – crescimento de uma membrana fibrovascular sobre a córnea; e catarata – que se trata da opacificação do cristalino.

É importante destacar que ao adquirir um par de óculos escuros, deve-se verificar a qualidade das lentes, que devem ser capazes de filtrar entre 99% e 100% de toda a radiação ultravioleta (abaixo dos 400 nm) e filtrar a chamada radiação azul (entre 400 e 500 nm). Os óculos devem possuir um selo que ateste a proteção UV. Optar por modelos de procedência duvidosa é mais crítico do que não usar nada, pois causa a dilatação da pupila devido à baixa luminosidade, permitindo a entrada dos raios nocivos.

 

Consultoria Ibraim Viana Vieira, oftalmologista do Hospital de Olhos Paulista

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Está com dificuldade para emagrecer? Mesmo depois de tantas dietas, os resultados não aparecem? Então a culpa pode estar na sua família. Confira!

Estilo de vida

A pressão alta atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes no Brasil, mas atitudes simples podem deixá-las fora dessa estatística. Saiba como!

Estilo de vida

Regula o intestino, prolonga a sensação de saciedade, protege contra tumores... A trouxinha de acelga, além de gostosa, faz bem!

Estilo de vida

A berinjela tem um grande poder antigordura. Sua casca e a grande quantidade de potássio estimulam o fígado e não deixam que a gordura se acumule!

Estilo de vida

A osteoporose atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Saiba como prevenir o problema e minimize o problema!

Estilo de vida

Cheia de benefícios, a azeitona protege o coração, aumenta a imunidade, possui vitamina A. Então vale a pena investir e ter uma vida mais saúdavel

Estilo de vida

Entenda como combater a depressão com ajuda dos alimentos e suas propriedades: banana, ovo, feijão e grão-de-bico são alguns dos que podem ajudar

Estilo de vida

Salada club: ingredientes oferecem diferentes nutrientes, como proteínas e vitaminas. Juntos, conseguem saciar a fome e fortalecer as defesas do organismo!