Manter a postura correta durante o sono evita dor nas costas

Dormir de mal jeito prejudica a postura e provoca as incômodas dores no corpo, principalmente nas costas. Saiba como evitar isso!

None
FOTO: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 12:10
Atualizado às 11:47

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Dormir de bruços ou de barriga pra cima são maneiras que prejudicam a postura e provocam as incômodas dores no corpo, principalmente nas costas. “Uma boa noite de sono vai determinar como você vai estar no dia seguinte. Se você dormir de mal jeito, o humor pode ser alterado, atrapalhando o seu desempenho profissional. Dores musculares pelo corpo inteiro, dor de cabeça e outros sintomas também podem aparecer depois de uma perda de sono”, afirma o ortopedista Gilberto Anauate.

mulher-dormindo-postura-cama-travesseiro-costas

FOTO: Shutterstock

Importância da boa postura

Ao dormir com a postura errada, você pode acordar com dores em várias partes no corpo, e a postura incorreta por anos pode levar a dores crônicas, que são mais difíceis de tratar. Para evitar que esses danos sejam causados ao corpo, policiar-se e manter a postura correta até mesmo na hora de ir para a cama é essencial. “Dormir de lado é a melhor posição para evitar dores nas costas, além disso, a respiração flui melhor. O uso de um travesseiro entre as pernas também é recomendado para deixar a coluna mais alinhada”, orienta o neurologista e especialista em sono Shigueo Yonekura.

homem-dormindo-bruco-travesseiro-cama

FOTO: Shutterstock

O melhor colchão

Além de se preocupar em relação à postura, também é fundamental escolher um colchão confortável ao seu corpo e que não prejudique a coluna. Muitos colchões de mola, por exemplo, com o passar do tempo, afundam e deixam de proporcionar o conforto tão desejado. Em contrapartida, ainda existem colchões muito duros que da mesma forma podem prejudicar o sono. “Se o colchão não estiver de acordo com o biotipo da pessoa ou estiver danificado pelo tempo, provavelmente você não conseguirá se acomodar e não dormirá bem. Um colchão muito rígido pode entortar a coluna, machucar os quadris, os ombros e as coxas. Já o macio não dá a sustentação necessária para as partes mais pesadas do corpo, pois ele afunda e desvia a coluna”, avisa o neurologista.

Texto Juliana Mesquita/Colaboradora

Consultoria Gilberto Anauate, ortopedista; Shigueo Yonekura, neurologista e especialista em sono

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.