Connect with us

O que você está procurando?

Entenda quais os motivos que levam as mulheres ficarem irritadas, sensíveis e sentirem dores durante o período pré-menstrual.
- Foto Shutterstock.com

Por que mulher tem tpm? Confira os principais fatores!

Entenda quais os motivos que levam as mulheres ficarem irritadas, sensíveis e sentirem dores durante o período pré-menstrual.

Que grande parte das mulheres ficam irritadas, sensíveis e sentem dores durante o período pré-menstrual você já sabe, né?! Mas quais as causas desse problema? De acordo com a ginecologista Mara Diegoli, os fatores principais que geram a TPM são:

 

mulher triste

Foto Shutterstock.com

 

Hereditariedade

Filhas de mulheres com TPM têm maior probabilidade de apresentarem os sintomas.

Queda de serotonina

Quando a concentração da serotonina (substância liberada nas terminações das células nervosas) cai, a pessoa torna-se deprimida, irritada, agressiva e sente mais vontade de comer doces. Na mulher, esta queda começa a ocorrer por volta do 15º dia do ciclo menstrual (considerando que o ciclo começa a partir do 1º de menstruação) e vai aumentando até atingir o seu ápice 24 horas antes do início da menstruação.

Alterações hormonais

A produção em excesso de progesterona (hormônio) na segunda metade do ciclo menstrual (a partir do 15º dia do ciclo) provoca inchaço, dor nas mamas, pernas, baixo ventre e espinha, e ainda diminui os níveis de serotonina, piorando a depressão e a irritabilidade. Já a queda dos níveis de outro hormônio, o estrogênio, nesse mesmo período, provoca dores de cabeça.

Aumento de prostaglandinas

Durante o período pré- menstrual e menstrual, há uma elevação na produção de prostaglandinas (substâncias que, em grande quantidade, podem provocar dor e inchaço).

Fatores externos

Estresse, medicamentos ou infecções provocadas por vírus ou bactérias interferem no sistema nervoso, imunológico e endócrino, desencadeando os sintomas da TPM.

Saiba mais:

O poder das águas: 5 opções para emagrecer e proteger a saúde

10 soluções práticas para reduzir os sintomas da TPM

Tipos de aveia: escolha o seu e blinde o organismo!

Consultoria Mara Diegoli,  ginecologista

 

Advertisement

Estilo de vida

O Parkinson é uma doença neurológica que compromete a qualidade de vida do paciente. Por isso, é preciso haver mudanças na sua rotina e na casa.

Estilo de vida

O colesterol tem funções importantes no organismo, mas, quando em excesso,ele prejudica as artérias. Confira 5 questões sobre o problema.

Estilo de vida

A sálvia traz aroma e sabor às refeições, além de contribuir para a manutenção da saúde. A boa notícia é que ela pode ser plantada em casa!

Estilo de vida

As saladas podem favorecer a saúde de inúmeras formas, desde ajudar no emagrecimento até afastar doenças, como ocorre com o diabetes.

Estilo de vida

A raiz da bardana é bastante utilizada na culinária do Japão e além disso, é uma planta que pode ser utilizada para fins medicinais.

Estilo de vida

As vantagens de correr são tantas que englobam da perda de peso à saúde mental. Essa atividade física possui inúmeros benefícios.

Estilo de vida

Além dos remédios, o colesterol alto pode - e deve! - ser controlado através da alimentação. Confira 5 alimentos que ajudam a manter as taxas controladas.

Estilo de vida

Para prevenir e ajudar no combate ao diabetes, é preciso prestar atenção aos alimentos do cardápio. Confira os 5 melhores ingredientes e vença essa luta!