ESTILO DE VIDA

Por que dormir faz bem para o corpo?

Dormir bem e sonhar são benéficos tanto para a saúde física e mental. Descubra 3 curiosidades sobre o que acontece com o corpo enquanto dormimos!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/08/2016 às 10:59
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Crescemos escutando a frase: “criança que dorme cresce mais” e ela não está errada. Dormir bem e sonhar são benéficos tanto para a saúde física e mental. Descubra 3 curiosidades sobre essas duas atividades tão importantes para o seu corpo.

O que acontece com o corpo enquanto estamos dormindo?

Ao dormir, ficamos em um estado de repouso em que a atividade do corpo diminui: a pressão baixa, a respiração fica mais lenta, o coração bate mais devagar e a resposta aos estímulos externos (barulho, luz, etc) é pouca ou nula. Enquanto dormimos, também sonhamos e mergulhamos em um mundo onde tudo pode acontecer.

cinderela-dormindo-floresta

Durma mesmo!

Dormir e até sonhar fazem bem para a saúde. Uma Pesquisa feita nos Estados Unidos diz que quem dorme mais, aprende mais. Isso porque, durante o sono, os neurônios estabelecem algumas conexões e geram outras novas que trabalham melhor. Já uma pesquisa feita em Israel diz que cochilar uma hora e meia durante o dia melhora a memória e o aprendizado.

mulher-dormindo-com-gato

FOTO: Shutterstock.com

Sono animal

Não dá para saber se eles também sonham, mas os bichos, em geral, dormem bastante. Os gatos passam 70% da vida dormindo, enquanto nós passamos 25%. Já as formigas operárias não dormem nunca! O jeito animal de dormir varia. Cavalos, patos e ovelhas fazem isso em pé. Os peixes, como não têm pálpebras, não fecham os olhos: só ficando bem quietinhos durante um tempo.

Veja também
Dicas para dormir bem (e ter mais saúde!)
Dormir com os pais: cuidados com o bebê
Os riscos dos animais dormirem juntos com os donos