Saiba como deixar seu ponto cruz como de profissional

Aprenda a fazer um bordado de ponto cruz perfeito. Nós damos as dicas para você ver que é tudo muito simples fazer trabalhos maravilhosos!

None
Foto: Shutterstock

por Lirian Coelho
Publicado em 13/12/2016 às 13:13
Atualizado às 14:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem aprecia a arte do ponto cruz sabe que não há nada mais bonito do que deixar o bordado com aquela aparência de pintura em tela, não é mesmo? Mas se você ainda não conseguiu fazer esse acabamento perfeito, saiba que é mais fácil do que você imagina! Alguns truques ajudam, e muito, a deixar seu trabalho ainda mais bonito! Sem falar no arremate do lado avesso do trabalho, que se for bem caprichado, deixa o bordado perfeito! Nós damos as dicas para você ver que é tudo muito simples:

ponto cruz, bordado, linhas, étamine e agulha

Foto: Shutterstock

  • A escolha da agulha é fundamental. Fique atenta ao seu tamanho de acordo com o tecido que irá bordar. Por exemplo: se for usar étamine, prefira uma agulha de ponta arredondada que facilita o manuseio. Já para o linho, que é um tecido de tramas menores, opte pela agulha de ponta fina que não danifica o tecido.
  • Não utilize fios muito compridos. Deixe a linha em um tamanho adequado, mais curto, para ela não enrolar enquanto estiver fazendo os pontos.
  • Nunca inicie o seu bordado com um nó na linha do lado avesso do trabalho e sim, com uma laçada.
  • Evite que o fio fique retorcido enquanto borda. Uma dica é deixar o tecido de cabeça para baixo e a linha com a agulha solta. O fio irá destorcer naturalmente.
  • Faça os pontos seguindo sempre a mesma direção, formando duas carreiras de ida e volta.
  • Evite deixar os pontos muito apertados, para não franzir o tecido, ou muito frouxos, senão o bordado fica com aquela cara de falta de capricho. Procure usar sempre a mesma tensão nos pontos.

Acabamento perfeito

Fazer o arremate do avesso perfeito é muito simples. Não precisa dar nó nem fazer nenhum ponto diferente. É só passar a agulha com a linha pelos 5 últimos pontos no avesso do tecido. A linha vai ficar presa nessa trama e nem vai parecer que é um arremate!

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.