Pompéia, a cidade romana destruída por um vulcão está parada no tempo

Destruída por um vulcão, Pompéia é o mais próximo que se pode chegar do dia a dia de como nossos antepassados viviam há dois mil anos.

None
Foto: Pixabay/Graham-H

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/10/2017 às 18:09
Atualizado às 14:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pompéia foi destruída pelo vulcão Vesúvio no ano 79 d.C e reencontrada por escavadores no século 15. O sítio arqueológico foi transformado em uma espécie de parque turístico, situado nos arredores de Nápoles. Com a ajuda do mapa que os visitantes recebem na entrada, é fácil se locomover e reconhecer as antigas lojas, casas, edifícios públicos e templos do que um dia foi uma importante cidade do Império Romano.

Os cientistas acreditam que a maior parte das mortes em Pompéia foi causada pelos gases tóxicos expelidos pelo Vesúvio. O vulcão entrou em atividade pela última vez em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial, mas não chegou a causar grandes estragos. A Universidade de Nápoles monitora o Vesúvio e os pesquisadores acreditam que ele ainda possa voltar a entrar em erupção um dia, mas garantem que não há motivos para se alarmar, por enquanto.

Foto: Pixabay/Graham-H

Para todas as idades

Pompéia é um ótimo passeio para se fazer em família porque é um lugar organizado e seguro. É muito comum ver pais e filhos de diferentes partes do mundo passeando por suas ruas de pedriscos. É possível contratar guias na hora de comprar o bilhete para entrar em Pompéia ou ainda alugar um audioguia (mas não em português). E, se você optar por descobrir sozinho as relíquias conservadas pelos italianos, o passeio também será muito agradável, com a vantagem de se gastar o tempo que quiser nos lugares que considerar mais emocionantes. Tome cuidado, no entanto, com os guias oportunistas que costumam se oferecer no caminho, dentro do parque, e que não são treinados como os guias oficiais

Foto: Pixabay/Wingrid1979

Como chegar em Pompéia

A melhor opção é se hospedar em Nápoles e ir de trem até o sítio arqueológico. Embarque na estação central Piazza Garibaldi e desça em Pompéia, em Pompei Scavi/Villa dei Misteri. O sítio arqueológico fica ao lado da estação. A viagem de trem de Nápoles para Pompéia dura, em média, 45 minutos, custa €2,40 e é bastante agradável. Embora um pouco ultrapassados, os trens são seguros e limpos. Aproveite a oportunidade de viajar com os napolitanos: se você prestar atenção, conseguirá até identificar dialetos da região dentro dos vagões. O horário e os preços dos bilhetes podem ser consultados em inglês no site www.trenitalia.it ou em italiano em www.vesuviana.it

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.