Fique atento ao barulho que seus ouvidos recebem todos os dias. Você pode estar sofrendo com a poluição sonora. Confira os prejuízos dessa exposição!
por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 20:15
Atualizado às 20:54
Buzinas, auto-falantes, sirenes… o barulho excessivo tem efeitos nocivos na nossa saúde de um modo geral e é chamado por poluição sonora. Ele pode causar problemas de audição, provocar stress, aumentar a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco.
Foto Istock.com/Getty images
A poluição sonora é a alteração das propriedades físicas do meio ambiente causada por puro ou conjugação de sons. “Ela pode causar insônia, depressão, perda de audição, agressividade, falta de atenção, perda de memória, dores de cabeça, hipertensão, cansaço, gastrite e úlcera, baixo rendimento escolar e surdez”, diz a otorrinolaringologista Manuela Matos.
Especialistas dizem que 55 decibéis é o nível máximo de ruído que uma pessoa deve estar exposta, sem que este cause malefícios. Porém, a maior parte da população que reside nos grandes centros urbanos está exposta á poluição sonora . “Um indivíduo pode perder a audição total se ficar sujeito, todos os dias, durante 8 horas seguidas, a sons intensos superiores a 85 decibéis”, diz Manuela Matos.
Foto Istock.com/Getty images
Leia também:
Consultoria Manuela Matos, otorrinolaringologista
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.