O poder das sopas detox: descubra as maravilhas que elas podem fazer pelo seu corpo!

No frio, fazer dieta pode ser uma tarefa ainda mais difícil. Por isso, apostar nas sopas detox é uma solução para comer bem e ainda enxugar os quilos extras

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/06/2017 às 12:24
Atualizado às 12:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ao eliminar as toxinas do organismo, as sopas detox auxiliam e muito na perda de peso. Isso acontece porque algumas substâncias nocivas, oriundas através de uma alimentação inadequada, poluição e hábitos de vida pouco saudáveis emperram várias funções importantes do nosso corpo que, por sua vez, brecam o emagrecimento. Descubra como ativar esse processo pode resultar em quilos a menos na balança!

Destino final

O próprio nome já diz: detox vem de “detonar toxinas”, portanto, seu objetivo é diminuir os efeitos negativos dessas substâncias no funcionamento do corpo, promovendo a sua eliminação por meio da urina, suor e fezes. O principal órgão responsável pelo processo de detoxificação é o fígado, mas ele não trabalha sozinho. Vários nutrientes, como vitaminas do complexo B, selênio, cobre, zinco, enxofre, flavonoides, carotenos e aminoácidos como glicina, taurina, metionina e glutamina, também regulam a saída dos agentes nocivos no organismo. Além disso, manter os rins e o intestino funcionando corretamente garante uma faxina diária.

Benefícios para tudo

Por ter um cardápio supervitaminado, o detox contribui também para a estética, pois melhora a saúde da pele, unhas e cabelo. “Ainda favorece a função intestinal e combate o envelhecimento precoce, uma vez que os alimentos são ricos em antioxidantes”, completa a nutricionista da rede Mundo Verde, Marcela Mendes. A dieta pode ajudar no emagrecimento, pois estimula o organismo a funcionar de forma mais adequada. Para esse efeito, Marcela ressalta a importância do acompanhamento de um profissional capacitado, que “irá sugerir tanto o cardápio adequado quanto a suplementação necessários para suportar o processo”.

Há contraindicações?

Em um primeiro momento, as lactantes devem tomar cuidado com a dieta detox, uma vez que as glândulas mamárias também eliminam toxinas durante esse processo. Pessoas que sofrem com diabetes e hipertensão também precisam da autorização de um profissional antes de começar o método. Uma dieta detox acompanhada por um especialista dura em média de 5 a 10 dias, mas, devido à nossa grande exposição a produtos químicos e industrializados, é recomendado que se consuma alimentos detoxificantes diariamente.

Sopas detox

A sopa quentinha é uma boa opção para os dias mais frios, mas será que ela pode comprometer a dieta? Sim! Tudo depende muito dos ingredientes da receita, bem como os acompanhamentos. Sopas que levam calabresa, paio, creme de leite e muito azeite viram uma bomba calórica, ainda mais se acompanhadas de pães, torradas, queijo ralado e mussarela fatiada.“É necessário saber combinar os ingredientes das sopas detox. Caso isso não aconteça, ela passa a ser a vilã do regime”, explica a nutricionista Vanessa Pimentel.

Consultoria: Marcela Mendes, nutricionista da rede Mundo Verde; Vanessa Pimentel, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.