O poder das proteínas para a saúde e como elas ajudam a perder peso!

As proteínas são fundamentais em nossa alimentação, por isso devemos entender como elas agem em nosso organismo e a melhor forma de consumi-las. Veja aqui!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/11/2016 às 11:57
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A formação de tecidos, nervos, músculos, órgãos internos, pele, cabelos e unhas dependem das proteínas, consideradas essenciais para a manutenção do organismo. Além disso, alguns hormônios também são feitos desse nutriente, como a insulina, que ajuda a regularizar a glicose do sangue. Os anticorpos – que protegem o corpo – também precisam dela para serem produzidos.

E esses não são os únicos benefícios das proteínas! Elas também auxiliam na perda de peso, que se dá pelo fato de que ela proporciona a sensação de saciedade. Além disso, o nutriente aumenta o conteúdo de massa muscular, potencializando o gasto energético. Esse conjunto faz com que o seu consumo seja um aliado para o emagrecimento.

proteinas-infografico

ILUSTRAÇÃO: Shutterstock | DESIGN: Vinícius Coppi/Colaborador

Por isso, seguir a orientação da quantidade ideal de consumo é importante para evitar problemas de saúde e doenças, já que tanto o excesso quanto a carência de proteínas pode implicar em disfunções sérias. A nutricionista funcional com especialização em nutrição hospitalar e fisiologia do exercício, Christiane Bergamasco, indicou quais são as quantidades de proteína presentes em cada porção dos principais alimentos fontes desse nutriente. Confira!

proteinas-tabela

ILUSTRAÇÃO: Shutterstock | DESIGN: Vinícius Coppi

De acordo com a nutricionista Ana Paula Martins – a proteína em excesso pode sobrecarregar o sistema renal e hepático, além de ser acumulada em forma de gordura se não for utilizada pelo organismo.


Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Christiane Bergamasco, nutricionista funcional com especialização em nutrição hospitalar e fisiologia do exercício; Ana Paula Martins, nutricionista

LEIA MAIS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.