Conheça o poder anti-inchaço do gengibre e aposte na raiz!

Alguns alimentos têm o poder de eliminar o excesso de água presente no corpo. Confira agora o poder anti-inchaço do gengibre e aposte nessa raiz!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/04/2017 às 08:11
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O problema – também conhecido como retenção hídrica -, costuma atingir, principalmente, as mulheres, que acabam recorrendo a uma série de alternativas (nem sempre saudáveis) a fim de combatê-lo. Mas você já conhece as reais causas do inchaço? “As células ficam mais afastadas umas das outras e, consequentemente, o transporte e a difusão dos nutrientes para o espaço intersticial ficam prejudicados por terem que percorrer uma distância maior”, explica a nutricionista Lenita Borba. Para ajudar no alívio da disfunção, existe uma forma supernatural (e saborosa) de aliviar esse desconforto: o poder anti-inchaço do gengibre. Saiba como a raiz atua eliminando o excesso de água do organismo!

poder anti-inchaço do gengibre

“Alimentos com excesso de sal ou sódio em sua composição podem influenciar na retenção de líquidos pelo organismo, capaz de nos fazer beber água além do necessário”, Lenita Borba, nutricionista. FOTO: Shutterstock

O poder anti-inchaço do gengibre

As propriedades do alimento são altamente eficazes quando o assunto é a retenção hídrica. O motivo? A nutricionista Maiara Fidalgo explica: “ele é eficaz na prevenção das náuseas e atua na digestão, na flatulência e como relaxante em cólicas. Também reduz a formação de coágulos sanguíneos, melhorando a circulação e evitando doenças cardiovasculares”. Uma opção ainda mais poderosa é unir o alimento com outros ingredientes que aliviam o inchaço, como os diuréticos naturais (abacaxi, acelga, hortelã, entre outros.)

“Uma boa dica é misturar o gengibre aos alimentos que propiciam a formação de gases para prevenir a sensação de incômodo. Além disso, a raiz também tem efeito diurético, o que faz com que o inchaço diminua”, Elódia Avila, cirurgiã plástica

A quantidade ideal

Não é necessário ingerir uma grande quantidade de gengibre para obter os seus benefícios. “O recomendado é consumir até 2 colheres (chá) diariamente, se estiver ralado, mas há pessoas que toleram menos. Tem que se respeitar as características individuais”, alerta Elódia. Mas atenção: existem algumas contraindicações especiais. “Se você estiver grávida, converse com o seu médico sobre a ingestão”, alerta a profissional. Mulheres em fase de lactação e indivíduos com doenças cardíacas ou distúrbios hemorrágicos também devem evitar o consumo de gengibre.

Texto: Paula Santana

Consultoria: Elódia Avila, cirurgiã plástica; Lenita Borba e Maiara Fidalgo, nutricionistas

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.