Conheça o poder da água de coco contra os radicais livres

A água de coco é um antioxidante natural contra os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças. Leia mais!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/01/2017 às 12:58
Atualizado às 13:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Unindo sabor adocicado, baixo teor de gorduras, poucas calorias e diversos benefícios, a água de coco tem, cada vez mais, conquistado espaço na rotina daqueles que buscam uma melhor qualidade de vida. “Ela é muito boa. Além de ter um alto poder hidratante, é saborosa e possui doses ótimas de vitaminas C, A, B1, B2 e B5, além de magnésio e cálcio”, enumera a nutróloga Alice Amaral. “E, além de ser rica em vitaminas e minerais, ela não contém flúor, que causa malefícios ao organismo”.

agua-de-coco-beneficios

Foto: iStock.com/Getty Images

Vilões

Os radicais livres são moléculas liberadas pelo próprio metabolismo celular, e consistem numa verdadeira pedra no sapato para a nossa saúde. Tudo porque eles contêm elétrons altamente instáveis e de carga negativa, os quais podem se associar a outras células e provocar a sua oxidação. “Os radicais livres deformam a estrutura das células, danificando-as e diminuindo o seu tempo de vida”, explica o nutricionista Bruno Yamada. Esse processo acaba por comprometer o funcionamento dos órgãos e pode levar a complicações sérias como doenças degenerativas e envelhecimento precoce. Além de serem produzidos pelo corpo, alguns elementos externos colaboram para a produção de radicais livres. De acordo com a nutróloga Cristiane Braga, a lista desses fatores inclui a poluição ambiental, a exposição exagerada ao sol, os raios X e ultravioleta, cigarro, estresse e álcool. O consumo de frituras e alimentos gordurosos também colabora para o surgimento desses radicais.

Poder antioxidantes

O alívio contra a ameaça dos radicais é que é possível neutralizar a sua ação, por meio de algumas substâncias que possuem a capacidade de inibir a oxidação celular: são os chamados antioxidantes. “A água de coco possui diversas substâncias antioxidantes”, destaca Alice. “Uma delas é a vitamina C, que tem poder antioxidante graças à sua ação de captar e liberar o íon hidrogênio, diminuindo dessa forma a produção dos radicais”. Assim, a água de coco colabora para a manutenção e para a saúde celular. E o melhor: a vitamina C fortalece todas as defesas do nosso organismo, dando uma boa ajuda para que nosso sistema imunológico fique cada vez mais reforçado.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Alice Amaral, nutróloga; Bruno Yamada, nutricionista; Cristiane Braga, nutróloga

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.