Plantas que curam

Algumas plantas são remédios para algumas doenças. Desta forma, são outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais.

- Foto Stela Handa

Algumas plantas possuem poderes medicinais. Elas agem no tratamento de várias doenças, sendo assim, outra opção para pacientes que não se dão bem com tratamentos convencionais. Mas é claro, que antes de fazer uso de qualquer forma de medicação, o importante é consultar um especialista. Confira algumas plantas com poderes milagrosos!

 

boldo dentro de uma tigela

Fotos Gisele Tesser

 

Boldo

O segredo do boldo está no sabor amargo. Esse gostinho desagradável pode dar fim à ressaca do fim de semana, à sensação de estômago pesado deixado pela feijoada e ao desconforto de uma persistente prisão de ventre. São quatro as espécies mais conhecidas de boldo, mas em geral, apresentam as mesmas propriedades medicinais: estimulam o trabalho do fígado na quebra de gorduras e eliminação de álcool e dão uma mãozinha ao estômago e ao intestino, melhorando a digestão.

 

Chá, de camomila, flor,

Foto shutterstock.com

 

Camomila

A fama de calmante atribuída à planta é tão verdadeira que hoje é possível encontrar medicamentos com o extrato da erva em farmácias e até travesseiros especiais com aroma de camomila. Quando o problema é estresse, ansiedade, irritabilidade e sono agitado (ou insônia), nada mais eficaz do que um chazinho preparado com a erva, que acalma os ânimos com seu delicado odor e sabor. Anti-inflamatória e analgésica, também ajuda a diminuir cólicas intestinais em crianças e, em mulheres, alivia as cólicas menstruais.

Canela

Em pó ou em pau, a planta é um eficiente antigripal e expectorante, que auxilia no combate de gripes, resfriados, febre e ajuda na eliminação do catarro. Amiga do coração, afasta os riscos de doenças no sistema cardiovascular. O chá da casca seca é um ótimo energizante que ajuda no processo de digestão, melhora a circulação do sangue e também age como afrodisíaco em casos de perda de libido. Outras propriedades medicinais combatem asma, falta de apetite, insônia e ansiedade.

 

cavalinha

Foto Stela Handa

 

Cavalinha

É especialmente usada como diurético, para combater inchaços. Consumida em chás, a planta elimina o excesso de ácido úrico e combate a retenção de líquidos no período menstrual e pré-menstrual. Essa propriedade também faz da planta uma aliada das dietas de emagrecimento e previne o aparecimento da celulite, já que ajuda na eliminação das toxinas. O potássio é uma das substâncias responsáveis por esse efeito, pois regula a quantidade de água nas células.

Saiba mais:

Confira os benefícios da cebola e da cebolinha

Natação e hidroginástica ajudam a dormir melhor. Confira!

Doenças relacionadas ao refluxo e azia

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência