5 plantas medicinais para turbinar sua saúde!

Toda a população pode se beneficiar com o uso de algumas plantas medicinais na manutenção da saúde e no controle de doenças. Confira!

None
Foto: iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 08:15
Atualizado às 12:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“Plantas medicinais são todas aquelas, silvestres ou cultivadas, utilizadas como recurso para prevenir, aliviar, curar ou modificar um processo fisiológico normal ou patológico”. Esse é um resumo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema. Isso quer dizer que toda a população mundial pode se beneficiar com o uso de algumas plantas medicinais na manutenção da saúde e no controle de doenças. Pensando nisso, conheça 5 plantasmedicinais poderosas!

mulher regando plantas medicinais horta

Foto: iStock .com/Getty Images

1. Aloe Vera

Conhecida também como babosa, ela é uma planta bastante usada no tratamento de queimaduras leves, inflamações na pele e picadas de inseto devido aos seus componentes aloína, aloeferonaloetina e barbalodina, que estimulam a síntese de colágeno e a regeneração da pele. Muito útil na recuperação de cortes e feridas, acne, coceiras e manchas, além de conter ação antibactericida, antifúngica e antivirais.

2. Bardana

As folhas e as raízes da planta ajudam a eliminar impurezas do organismo por causa da sua ação diurética. Ela também previne distúrbios digestivos como prisão de ventre e problemas de pele. Contém lignana, substância que alivia sintomas da menopausa. Devido ao seu efeito antibiótico natural, é anti-inflamatória e cicatrizante.

3. Cavalinha

Fonte de nutrientes como potássio e vitamina C, a cavalinha é eficaz na desintoxicação do organismo e na eliminação do excesso de ácido úrico. Em compressas, o chá é utilizado para amenizar olheiras, inchaços nos olhos e combater conjuntivites e acnes, pois a erva possui ação anti-inflamatória. Sabe aquela ferida que demora a cicatrizar? A cavalinha é uma ótima aliada. Além de tudo, ela regula o excesso da menstruação. Por conta do poderoso efeito diurético, a planta contribui para reduzir o aparecimento de celulite e reduz os inchaços.

vasos plantas medicinais parede colorida

Foto: iStock.com/Getty Images

4. Sálvia

A planta auxilia na saúde bucal, pois minimiza problemas como inflamações da gengiva e de garganta. O chá de suas folhas favorece a digestão, auxilia a absorção de nutrientes no intestino e tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas do organismo, prevenindo artrite e gota. Possui ainda propriedades estrogênicas que equilibram os hormônios femininos. Mas, atenção: há várias espécies de sálvia, e a que deve ser usada com fins medicinais é a Salvia officinalis. Uma outra espécie da planta, a Salvia divinorum, comum no Brasil, tem efeito alucinógeno e não é indicada para o consumo em chás.

5. Agave

A erva de origem mexicana, ao ser ingerida, se transforma em glicose lentamente e evita o acúmulo de gordura corporal. Por isso, é uma boa opção para quem quer perder uns quilinhos. Também é utilizada em tratamentos digestivos para amenizar problemas cardíacos como a hipertensão, devido à ação vasodilatadora e diurética. Além disso, o xarope da planta é uma alternativa para se render ao doce de forma saudável: possui menos calorias que o açúcar refinado e tem capacidade adoçante 3 vezes maior. Por conter baixo índice glicêmico, pode ser consumido por diabéticos.

Texto: Redação Alto Astral

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS)

LEIA MAIS: