Sabia que quase 50 milhões de pessoas utilizam plano de saúde no Brasil? Contudo, ainda segundo informações da Agência Nacional de Saúde (ANS), alguns problemas na cobertura e a falta de informação acabam dificultando a vida de quem depende dos convênios. Por isso, o cardiologista Anis Mitri e CEO do CECAM (rede de clínicas conveniada a mais de 40 planos de saúde e que disponibiliza atendimento humanizado aos seus pacientes) ensina três dicas práticas para que o paciente consiga utilizar melhor do seu plano de saúde.
1. Possibilidade de reembolso
Muitas pessoas não têm ideia de que podem utilizar a chamada Livre Escolha, ou seja, o usuário pode escolher os especialistas, clínicas e laboratórios de exame de acordo com a sua preferência, mesmo que eles não atendam ao seu plano de saúde. Nesses casos, o paciente pode pagar pelo serviço e depois solicitar o reembolso ao plano de saúde apresentando a nota fiscal.
“Os reembolsos têm, em média, um valor de R$120,00 e demoram até 45 dias para serem compensados. Por esse motivo, muitas clínicas aceitam o pagamento com cheques pré-datados ou emitem boletos datados para o período do reembolso e reduzem o valor da consulta para que o custo seja totalmente absorvido pelo convênio”, explica o gestor do CECAM.
2. Atenção à guia antes de assinar
A guia do plano de saúde é o documento em que o médico registra todos os procedimentos e exames pelos quais o paciente foi submetido. De acordo com o especialista, é preciso ter atenção redobrada ao assinar o documento, conferindo se todos os procedimentos listados estão de acordo com o atendimento prestado.
Um alerta importante: o usuário nunca deve assinar a guia em branco. Afinal, ao assinar esse documento o paciente está afirmando que irá pagar – por meio do seu plano – por todos os procedimentos ali listados.
3. Certifique-se sobre a carência
Segundo informações da Agência Nacional da Saúde Suplementar, o prazo máximo de carência que pode ser praticado pelos convênios é de 24 horas para emergências, dois anos para doenças que foram diagnosticadas antes da contratação do plano, seis meses para outros tipos de procedimento e 300 dias para parto. Portanto, é preciso conferir qual o prazo estipulado com base na sua contratação.
Consultoria Anis Mitri, cardiologista e CEO do CECAM (rede de clínicas conveniada a mais de 40 planos de saúde e que disponibiliza atendimento humanizado aos seus pacientes)
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