Pilates é recomendado para qualquer idade? Descubra!

Apesar de algumas restrições, você sabia que crianças também podem praticar pilates? O método é recomendado também para idosos. Saiba mais!

None
O pilates equilibra corpo e alma Foto Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 13:01
Atualizado às 13:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Você sabia que o pilates é recomendado para todas as idades? Com muitos benefícios oferecidos aos praticantes, é um método flexível e pode ser adaptado para qualquer pessoa. No entanto, antes de começar, é necessário ter um acompanhamento de um especialista para que os exercícios propostos estejam de acordo com cada faixa etária.

mulher fazendo exercício de pilates

O pilates equilibra não só o corpo, mas também a saúde mental. Foto Istock.com/Getty images

NA MELHOR IDADE

Com os passar dos anos, o corpo perde densidade óssea, o que torna as quedas e fraturas bem mais comuns na terceira idade. A boa notícia é que com a prática de pilates, esse problema pode ser amenizado. “O pilates trabalha com fortalecimento muscular, mobilidade, flexibilidade, coordenação e equilíbrio, e isso é muito importante para os idosos, pois nessa idade é comum que as articulações fiquem mais rígidas, e eles se sintam mais ‘duros’. Além disso, trabalha a concentração e a respiração, proporcionando bem-estar e relaxamento”, destaca a fisioterapeuta e instrutora de pilates Ana Luisa Marçal.

POR TODA A VIDA

Começar a prática de pilates na terceira idade pode promover muitos benefícios aos idosos, entretanto, quando esse hábito vem desde cedo, as vantagens são ainda maiores. “Um praticante do método, ao chegar na terceira idade, terá uma boa postura, uma boa mobilidade, força e resistência muscular, além de prevenir lesões que aparecem no decorrer da idade, principalmente em pessoas sedentárias”, garante Ana Luisa.

menina praticando pilates

Apesar de não ter idade, começar o pilates na infância é o mais indicado Istock.com/Getty images

NA INFÂNCIA

Ao optarem por atividades que exigem menos do corpo, como jogar videogames, as crianças podem sofrer com problemas posturais, que podem ser dolorosos a longo prazo. Entretanto, ao iniciaram a prática de pilates, os benefícios devem ser sentidos logo no início. “Com o uso dessa técnica original, adaptado a crianças e adolescentes, é possível auxiliar na modificação postural, nos exercícios respiratórios e no aumento da coordenação motora e do equilíbrio, auxiliando na correção de enfermidades e no condicionamento físico geral”, afirma o fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa.

Consultoria Ana Luisa Marçal, fisioterapeuta e instrutora de pilates; Eduardo Freitas da Rosa,  fisioterapeuta

Leia também: 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.