Connect with us

O que você está procurando?

O Pilates é uma prática que só traz benefícios à saúde. A técnica pode ser adotada também pelas crianças, pois ajuda na postura e no desenvolvimento dos pequenos
- Foto: Shutterstock Images

Pilates: criança também pode praticar!

O Pilates é uma prática que só traz benefícios à saúde. A técnica pode ser adotada também pelas crianças, pois ajuda na postura e no desenvolvimento dos pequenos

Ficar o dia todo sentado assistindo à televisão ou jogando videogame são os hábitos mais comuns na infância de hoje. O que prejudica — e muito — a postura, podendo acarretar em problemas ortopédicos. É ai que o Pilates entra em ação.

“Com o uso das técnicas do Pilates original, adaptado a crianças e adolescentes, é possível colaborar na modificação postural, nos exercícios respiratórios e no aumento da coordenação motora e do equilíbrio, auxiliando na correção de enfermidades e no condicionamento físico geral”, explica o fisioterapeuta Eduardo Freitas da Rosa.

Quando começar?

A recomendação é clara: “o Pilates é indicado a partir dos sete anos de idade. Ele deve ser realizado individualmente, sendo que a periodicidade é definida pelo instrutor diante da avaliação do seu aluno. Os resultados são sentidos rapidamente; afinal, a velocidade de resposta da criança e do adolescente é muito maior que a do adulto”, pontua a fisioterapeuta Natalye Ferrari Soares.

Saiba mais:

Confira 5 benefícios em praticar Pilates!

Prazer, Pilates! Conheça os 6 princípios básicos da técnica

Pilates em casa: 3 exercícios para definição muscular

Para que os pequenos não sofram com lesões ou outros problemas, é preciso ter orientação de um profissional capacitado, que saberá avaliar a individualidade de cada um, aplicando a ele exercícios adequados. “A prescrição dos exercícios necessita de uma avaliação prévia de cada indivíduo”, completa Eduardo.

Além da prática do pilates, é necessária a mudança na alimentação e o auxílio de outros exercícios, como caminhada ou andar de bicicleta, pois, assim, as crianças poderão usufruir de um bem-estar completo.

Tem contraindicação?

Pelo contrário! “Não existem contraindicações e sim indicações para cada praticante de acordo com o nível de condicionamento, faixa etária e restrições de movimentos ou patologias. O importante é que o profissional que aplica o método tenha uma formação completa e seja capaz de adequar o trabalho para cada tipo de necessidade particular”, explica a educadora física Suely Tambalo.

 

Consultoria: Eduardo Freitas da Rosa e Natalye Ferrari Soares, fisioterapeutas; Suely Tambalo, educadora física 

Advertisement

Estilo de vida

Para não ser enganado por alimentos que parecem, mas não são saudáveis, procure ajuda de um especialista na hora de começar uma dieta

Receitas

Prepare para o café da tarde uma panqueca de arroz com calda de chocolate muito fácil e prática. Todos vão ficar com água na boca!

Receitas

Essa receita de omelete com arroz é uma novidade deliciosa. A combinação fica perfeita para você que quer um prato completo!

Receitas

Prepare para o seu jantar esse arroz com frango feito na panela de pressão! Um prato completo e muito saboroso para a família!

Receitas

Faça a baguete de ricota com espinafre e surpreenda-se com essa combinação deliciosa! Você pode inclusive vender e lucrar!

Entretenimento

O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro. Neste dia, as bruxas e monstros tomam conta das cidades. Confira 7 músicas para entrar no clima!

Receitas

Para a correria do dia a dia, experimente fazer o arroz gratinado com atum! A receita é fácil e ressalta o sabor de cada ingrediente!

Entretenimento

Saiu o line-up do Lollapalooza 2017 e os ingressos já estão à venda! Confira as atrações principais do evento!