ESTILO DE VIDA

Veja de que maneira o pilates ajuda contra escoliose!

Confira de que maneira o pilates ajuda contra escoliose e conheça mais um pouco sobre essa doença que afeta a coluna e a saúde de forma geral!

None
FOTO: pixabay.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/07/2017 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A escoliose é uma deformidade na coluna vertebral que se apresenta com um desvio lateral, podendo ser em forma de “C” ou de “S” e se manifestando com sintomas ainda na infância, adolescência ou somente na fase adulta. Classifica-se a escoliose como estrutural e não-estrutural. A primeira pode ser idiopática (sem causa aparente), neuromuscular e osteopática. A não-estrutural pode ser causada por espasmo ou dor muscular da coluna por compressão de raiz nervosa ou outra lesão.

O alongamento muscular pode gerar um efeito analgésico importante nas escolioses álgicas do adulto. Podemos chamar essa escoliose de atitude escoliótica, porque podem estar relacionada a um desequilíbrio do corpo e padrões de movimento “preferidos”. Um grupo muscular “fraco” ou desalinhado pode resultar em uma compensação ou desenvolvimento de outra área.

O pilates ajuda contra escoliose, já que é uma técnica baseada nos movimentos progressivos que o corpo é capaz de executar. Essa prática visa o trabalho de alongamento, força e flexibilidade e preocupa-se em manter as curvaturas fisiológicas do corpo.  Sendo assim, o paciente com escolioserecebe correção postural, aumento na força muscular, da flexibilidade e o grau da doença é reduzido.

mulher fazendo pilates

A coluna é uma das mais beneficiadas com esse método. FOTO: pixabay.com

O pilates colabora para melhorar o quadro álgico, refletindo principalmente em suas atividades de vida diária e mostrando ser excelente alternativa terapêutica conservadora na recuperação e manutenção postural de pacientes com esta disfunção.

Outras vantagens do pilates

  • Estimula a circulação
  • Melhorar o condicionamento físico
  • Melhora a flexibilidade e a amplitude muscular
  • Melhora o alinhamento postural , os níveis de consciência corporal e a coordenação motora

Dica de especialista

Confira uma posição indicada pela fisioterapeuta Fernanda Montessi, que vai trazer alívio para as dores na coluna e melhoras na postura corporal. E, o melhor, é que você pode fazer em casa:

Leia também: