Saiba como a prática de pilates afasta ansiedade

Os exercícios são grandes aliados do bem-estar, e atuam prevenindo doenças e melhorando o condicionamento físico. Saiba como o pilates afasta ansiedade!

None
Pilates afasta ansiedade, previne dores corporais, entre outros benefícios Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/03/2017 às 13:16
Atualizado às 13:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manter a calma nos dias atuais não é fácil: trânsito caótico, trabalho, contas a pagar, dilemas familiares, entre outros problemas podem colaborar, e muito, para o estresse rotineiro. Porém, existe um método específico — caso do pilates — que é capaz de reverter essa situação. Isso porque a técnica trabalha corpo e mente, ajudando a promover o bem-estar e, o melhor, o pilates afasta ansiedade a para bem longe da sua rotina.

pilates afasta ansiedade e fornece mais disposição

Pilates afasta ansiedade, previne dores corporais e auxilia na manutenção do peso corporal. FOTO: Shutterstock.com

Principais causas

“Um dos marcadores do nível de estresse é o aumento do cortisol (hormônio presente quando há alto grau de estresse). Quando a pessoa realiza uma atividade física, no caso o pilates, no qual ela é capaz de esquecer todo tipo de problema, ocorre a diminuição desse hormônio, melhorando o estresse”, afirma a fisioterapeuta Eliane Coutinho, professora de pilates.

Respirando fundo

O método criado por Pilates tem como um de seus princípios a respiração, que é responsável pela oxigenação do sangue proporcionando energia aos músculos. Sincronizando a respiração com os movimentos do exercício, além de melhorar a capacidade respiratória, é possível diminuir o estresse. “É a respiração que dá o ritmo ao exercício, trabalhando força com resistência”, diz a fisioterapeuta Andressa Massaroli Bosco. Para conseguir o relaxamento desejado durante os movimentos, aprenda a respirar da forma correta, seguindo alguns passos:

  • Sente-se de modo confortável em um colchonete. Fique com as costas retas e os ombros relaxados. Mantenha o abdômen firme e inspire profundamente pelo nariz.
  • Expire pela boca, com a mesma duração da inspiração. Contraia o abdômen, empurrando-o como se tentasse levar o umbigo à coluna vertebral.
  • Faça uma série de 10 a 20 repetições, concentrando-se no relaxamento e na posição da coluna.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria:a Andressa Massaroli Bosco, fisioterapeuta; Eliane Coutinho, fisioterapeuta e professora de pilates

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.