Connect with us

O que você está procurando?

Em 1962, Joseph Pilates baseou-se em 6 princípios básicos para criar o Pilates. Saiba quais são e como funciona cada um deles
- Foto Shutterstock.com

Prazer, Pilates! Conheça os 6 princípios básicos da técnica

Em 1962, Joseph Pilates baseou-se em 6 princípios básicos para criar o Pilates. Saiba quais são e como funciona cada um deles

Para perder peso, arrumar a postura ou para aumentar a autoestima: existem diversos motivos para praticar Pilates.  “O método fornece ferramentas necessárias para a educação da consciência, para que a pessoa possa cuidar mais de si mesma e beneficiar-se através da prática dos exercícios. A rápida percepção dos resultados tem incentivado um número cada vez maior de praticantes”, diz a fisioterapeuta Solaine Perini. Que tal conhecer melhor a técnica e seus princípios básicos? Confira!

mulher praticando pilates

Foto Shutterstock.com

1. Concentração

Para trabalhar o físico é necessário estar presente com a mente, pois é ela quem comanda a ação. “Por isso, é fundamental prestar atenção aos movimentos executados e observar como os músculos respondem”, indica o educador físico Thiago Martinez.

2. Respiração

A respiração completa renova a circulação do ar, oxigena o sangue e ainda ajuda no controle dos movimentos durante os exercícios e no dia a dia. A respiração deve estar coordenada com o movimento, inspirando na pausa e expirando durante a movimentação.

3. Controle

A  prática busca o domínio muscular, sem movimentos descuidados, automáticos ou casuais. “Nenhum exercício no pilates é feito somente por fazer, cada movimento tem uma função”, destaca Thiago.

4. Precisão

mulher fazendo pilates com a bola

Foto Shutterstock.com

Todos os exercícios devem ser realizados com um propósito, pois poucos movimentos precisos são mais proveitosos do que muitos realizados aleatoriamente e sem a devida vontade.

5. Centralização

Abdômen, lombar, quadris e glúteos formam o centro de força, ou “power house”. Um grande grupo de músculos nesse centro dão a sustentação ao corpo e toda a energia necessária à realização dos exercícios se inicia nela e flui para as extremidades. É por isso que, para realizar os movimentos de maneira adequada, melhorar a postura no dia a dia e até deixar a silhueta mais harmoniosa, fortalecer a power house é essencial.

Leia também

Você sabia que as cores podem auxiliar na hora de meditar? Confira!

Qual o melhor exercício para cada idade?

Meditação: prática que faz bem para o cérebro

6. Fluidez

“No método Pilates não existem movimentos estáticos, isolados, porque o corpo não funciona naturalmente dessa maneira. Pelo contrário, eles são fluidos, como todo movimento básico humano”, explica o educador físico.

 

Consultoria Thiago Martinez, educador físico

Advertisement

Estilo de vida

O suor é uma reação normal do organismo, mas, quando em excesso, torna-se um problema. Saiba mais sobre a hiperidrose, doença que causa sudorese excessiva.

Estilo de vida

A criatividade não se resume apenas a ter ideias diferentes. É necessário que, ao pensar fora da caixa, suas ideias combinem entre si

Estilo de vida

Não deixe os sintomas do estresse se acumularem. Veja quais são os tratamentos disponíveis mais indicados para combater esse transtorno.

Estilo de vida

Conheças os efeitos que o estresse pode causar no corpo e aprenda a identificar os sinais de que o organismo não está nada bem.

Estilo de vida

O pilates é um exercícios que traz benefícios ao corpo e pode ser feito por qualquer pessoa, inclusive grávidas. Mas é bom ter acompanhamento profissional.

Estilo de vida

Algumas terapias, como a cognitiva, são capazes de fornecer ferramentas para os pacientes combater problemas emocionais, como a ansiedade.

Estilo de vida

Os chás são opções naturais e saborosas para afastar a dor de cabeça. Quando consumidos com a orientação certa, pode aliviar o incômodo.

Estilo de vida

A maçã é uma fruta muito consumida pelos brasileiros e, além de saborosa, apresenta benefícios à saúde: protege o coração e turbina o cérebro.