Saúde dos pets: cuidados essenciais com o cio

Você tem dúvidas quando sua cachorrinha entra no cio? Especialista responde às perguntas mais comuns para você cuidar da saúde do seus pets

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/12/2016 às 11:15
Atualizado às 13:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você tem uma cachorrinha que já passou ou ainda passará pelo momento do cio, pode ter muitas dúvidas. A definição correta para esse período é ciclo estral, e ele é caracterizado por um corrimento que acontece de uma a três vezes por ano e que pode durar de quatro a nove dias. Para facilitar os cuidados com o animal nesta fase, veja as dicas do veterinário Márcio Waldman.

cachorro macho e fêmea com roupas

Foto: Shutterstock

Cuidados com o cio

• É importante fazer a tosa da região genital para que a cachorrinha fique higienizada.

• A utilização de uma fralda para evitar que caminhas e sofás fiquem manchados e, caso os donos sintam necessidade, o uso de um anticéptico suave também é recomendado.

• Agora, se você está querendo cruzar a sua cadelinha, o indicado é esperar alguns dias após o início do corrimento, pois diferentemente do que ocorre com mulheres, a ovulação nas cadelas ocorre apenas alguns dias depois da liberação do fluxo. Por isso, é normal que a fêmea rejeite o macho neste período e só dê espaço a ele no final do ciclo.

• Pode ficar tranquila, pois as cachorrinhas não passam por nada semelhante a cólicas e mal-estar. O que pode acontecer é essa fase hormonal ser tão marcante a ponto de elas desenvolverem uma gravidez psicológica. Portanto, fique atenta ao comportamento do seu bichinho cerca de 60 dias após o ciclo: se ela começar a cuidar excessivamente de algum brinquedo e produzir leite, isso pode indicar uma gravidez psicológica. É importante visitar um veterinário, pois ele fará exames e indicará o tratamento adequado para a sua cachorrinha. Esse quadro pode gerar algumas consequências e uma delas é uma possível infecção devido ao acúmulo de leite.

• Além disso, é aconselhável que, após o primeiro ciclo − que acontece por volta dos seis meses – uma visita seja feita ao profissional, que poderá passar mais orientações.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.