Descubra Petrópolis, a cidade imperial brasileira

A Cidade Imperial foi fundada pelo imperador D. Pedro II. Descubra Petrópolis, um local onde turismo, história e natureza se juntam e encantam!

- Petrópolis é a maior cidade da Serra do Rio de Janeiro. Foto: Wikimedia Commons / Eugenio Hanse, OFS

Petrópolis transpira realeza: foi fundada por Dom Pedro II, quando o imperador construiu em meio às paisagens da Mata Atlântica sua residência de veraneio. Do rico passado, a cidade ainda conserva com orgulho a bela arquitetura dos palacetes e os inúmeros monumentos erguidos nos séculos 19 e 20. Os 44 cômodos do palácio de Dom Pedro II abrigam hoje o Museu Imperial e seu grande acervo de objetos e peças relativos ao período imperial brasileiro. Entre os gigantescos salões, o turista pode admirar joias e carruagens do século 19 e ainda dar de cara com o trono, o cetro e a coroa da época do Segundo Reinado. Do lado de fora, é o jardim criado pelo paisagista francês Jean Baptiste Binot que chama a atenção e traz vida ao local. Mas não é só ali que o passado se faz presente. A herança cultural e histórica de Petrópolis prevalece em cada esquina. Na Praça Visconde de Mauá, a arquitetura do Palácio Amarelo atrai os olhares, enquanto a Casa do Ipiranga se impõe pelo seu luxuoso interior. Adornos em ouro, bronze e madeiras nobres, sem falar nas pinturas e afrescos, estão por todo o lugar. O Palácio de Cristal, no centro da cidade, completa o tour histórico. A estrutura pré-moldada em ferro foi onde Princesa Isabel libertou os últimos escravos de Petrópolis. Hoje, o local recebe eventos culturais, como apresentações de danças folclóricas, e exposições diversas.

Encantos naturais

E se não faltam atrativos históricos à cidade, a paisagem local também não deixa a desejar. Graças ao clima ameno tipicamente serrano, Petrópolis é um refúgio refrescante em terras cariocas. No inverno, as pousadas e hotéis locais ficam repletos de turistas e moradores de cidades vizinhas que procuram a brisa da montanha. Para aproveitar tudo o que a natureza tem a oferecer, vale se aventurar pela travessia Petrópolis-Teresópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. É preciso bastante disposição para encarar os três dias de caminhada, intercalados por pernoites em campings ou alojamentos, mas a vista quase cênica do trajeto recompensa cada passo. Quem não tem tanto preparo físico pode visitar a Gruta do Castelinho, a 3km do centro da cidade. O acesso é fácil e bem sinalizado. Por ali, o turista pode acampar por algumas noites e curtir a vegetação e o pequeno riacho de água potável que corre ao lado da gruta. Já os fãs de esportes radicais podem preferir a rota que vai para a Gruta do Presidente, na qual os adeptos de rapel e escalada penduram-se em meio aos paredões rochosos. Ao lado da gruta sai uma trilha para a Cachoeira Véu de Noiva, também muito utilizada para rapel, escalada e cascading. Outro local que vale a visita é a Cachoeira da Macumba, bastante procurada pelas águas claras e abundantes, que despencam de uma altura de 35m.

Outras informações sobre Petrópolis

  • DDD: 24
  • Localização: 72km da capital Rio de Janeiro
  • Informações turísticas: https://www.petropolis.rj.gov.br/fct/
  • Paradas obrigatórias: Museu Imperial, Parque Nacional da Serra dos Órgãos e Cachoeira da Macumba

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência