Zika: veja pesquisas mais recentes envolvendo o vírus

O zika assustou o país com uma epidemia há não muito tempo. Por isso, atualmente, cientistas pesquisam a fundo esse vírus

None
FOTO: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 10:09
Atualizado às 11:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar da relação do zika com os casos de microcefalia, as pesquisas procuram respostas para a pergunta: como o vírus passa da mãe para o bebê? A USP reuniu um grupo de pesquisas para estudar a relação dos casos de infecção e os da anomalia e como ocorre a transmissão do vírus entre a gestante e o filho.

Serão acompanhadas cerca de seis mil grávidas durante os próximos meses. Os resultados do estudo, no entanto, devem ser concluídos e apresentados apenas no final de 2017 e entre eles será possível identificar qual o período de maior risco para a paciente e em qual mês é causado os casos de microcefalia, se tal associação for confirmada.

mundo-terra-estetoscopio-zika-virus

FOTO: iStock.com/Getty Images

O grupo de pesquisadores da USP pretende revelar se a infecção assintomática é capaz de prejudicar o feto e qual a porcentagem de mães que tiveram zika, tem os fetos com microcefalia. Os casos de zika crescem em todo o mundo, por ser um quadro preocupante, existem diversas correntes de pesquisas na tentativa de desvendar o misterioso vírus. Nos Estados Unidos foi detectado um caso de zika transmitido por relação sexual, agravando o cenário de contágio.

Pesquisas recentes da Fundação Oswaldo Cruz detectaram a presença do vírus na saliva e na urina, porém, ainda não é possível comprovar se é possível transmitir o vírus por esses meios. Outra associação que está sendo feita ao zika é a síndrome neurológica de Guillain-Barré. A doença atinge o sistema nervoso e pode provocar paralisia. Estudos também já seguem essa frente de pesquisa. Mas nunca é demais repetir: essa é uma epidemia nova, sobre a qual ainda há muito a estudar.

LEIA TAMBÉM

Texto: Jaqueline Galdino/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.