Connect with us

O que você está procurando?

O alcoolismo é um vício que causa grandes prejuízos à vida da pessoa. Visto isso, cientistas desvendam o cérebro para acabar de vez com essa dependência
- FOTO: Shutterstock.com

Pesquisa aponta o fim do vício em álcool

O alcoolismo é um vício que causa grandes prejuízos à vida da pessoa. Visto isso, cientistas desvendam o cérebro para acabar de vez com essa dependência

Pesquisadores do Departamento de Neurociência e Terapias Experimentais da Universidade do Texas (EUA) tiveram resultados promissores ao realizar um experimento sobre dependência e vício. Em laboratório, eles induziram ratos ao consumo de álcool a ponto de torná-los “viciados” na bebida.

Em seguida, fizeram alterações em neurônios localizados na região cerebral conhecida como corpo estriado, bastante vulnerável à ação da dopamina (neurotransmissor responsável, entre outras coisas, pelo prazer) e muito sensível à dependência.

simbolos luva medico vicio

FOTO: Shutterstock.com

Isso foi feito com um vírus geneticamente modificado, que inibiu as ações de neurônios D1, encarregados de estimular o organismo a realizar coisas, e estimulava as células nervosas D2, que “puxa o freio” das ações. Agora, os estudiosos pesquisam se o vírus teria os mesmos efeitos no cérebro humano.

Por trás do vício

Para entender melhor o funcionamento das recompensas no cérebro, vamos voltar cerca de 60 anos na história e lembrar como ele foi descoberto. Em meados dos anos 1950, os pesquisadores norte-americanos James Olds e Peter Milnes colocaram eletrodos no cérebro de ratos e permitiram que os animais ativassem os estímulos por meio de uma alavanca.

Os cientistas descobriram que os ratos pressionavam compulsivamente o dispositivo para receber os impulsos em determinadas regiões neurais. O núcleo septal – presente no sistema límbico – foi detectado, na época, como o local mais sensível, e fez com que os ratos apertassem a alavanca mais de sete mil vezes em um período de 12 horas.

Logo se percebeu que as cobaias sentiam um prazer tão intenso que negligenciavam até mesmo a fome e a sede para continuarem buscando os estímulos. A doutora em psicobiologia Katie Almondes explica que esse processo é fruto de uma série de substratos neurais do comportamento, que tem como característica a aproximação a um objetivo específico.

LEIA TAMBÉM

Texto: Angelo Matilha Cherubini/Colaborador e Thiago Koguchi – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Entrevista: Angelo Matilha Cherubini/Colaborador – Consultoria: Katie Almondes, doutora em psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Advertisement

Estilo de vida

Além disso, 85% dos pacientes atendidos em consultas médicas citam como primeiro motivo as dores. Cérebro está envolvido na sensação

Estilo de vida

Com alimentos termogênicos é possível acelerar o metabolismo para emagrecer. Veja quais estão liberados para a dieta e invista nos produtos

Estilo de vida

Conheça os principais tópicos que serão avaliados para planejar uma gravidez e garantir que os próximos nove meses sejam tranquilos e saudáveis.

Estilo de vida

Nem todo alimento que parece saudável é realmente saudável. A Anvisa publicou uma lista de produtos com maior grau de contaminação por agrotóxico. Confira!

Estilo de vida

O efeito termogênico da pimenta ajuda a estimular a queima calórica! Algumas gotas ou uma pitada: isso basta para que faça efeito no organismo!

Estilo de vida

Queridinha das dietas, a couve tem várias funções no organismo como prevenir o Alzheimer e evitar doenças cardíacas. Conheça 10 problemas que ela combate

Estilo de vida

Não são apenas gripes, resfriados ou estresse que causam dores de cabeça. Você sabia que a sua postura pode ser a grande causadora das crises de enxaqueca?

Estilo de vida

A uva além de ser uma fruta saborosa ainda contribui para a saúde de quem a consome regularmente. Sua função antioxidante é um de seus trunfos. Veja!