ESTILO DE VIDA

Índice de massa corporal (IMC): descubra seu peso ideal

Para saber qual o seu peso ideal e a situação na qual você se encontra atualmente, é só faze o cálculo do índice de massa corporal (IMC)

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/12/2016 às 12:50
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Qual é o meu peso ideal? O índice de massa corporal (IMC) é a medida mais usada para atestar se uma pessoa encontra-se ou não em condição de obesidade – inclusive, se ela está magra demais. Para calculá-lo, basta dividir o peso de alguém (em quilos) pela altura (em metros) ao quadrado.

Por exemplo:

Um indivíduo com 90kg e 1,80m de altura apresentaria um IMC de 27,8 (90 / 1,8 x 1,8). Após fazer as contas, é só consultar em que patamar seu IMC se encontra:

• Menor que 18,5: abaixo do peso ideal.
• Entre 18,5 e 24,9: peso ideal.
• Entre 25 e 29,9: acima do peso ideal (sobrepeso).
• Entre 30 e 34,9: obesidade grau I.
• Entre 35 e 39,9: obesidade grau II.
• Acima de 40: obesidade grau III (severa ou mórbida).

pés balança peso ideal

Foto: Shutterstock.com

Faça a sua parte e alcance o peso ideal!

Como cada organismo apresenta suas particularidades, a melhor maneira para atestar se você corre ou não riscos por conta do peso é consultar-se com um profissional da área, preferencialmente um nutricionista ou nutrólogo. Ele irá solicitar exames complementares, como o de colesterol. Mesmo quem apresenta um IMC na faixa entre 25 e 29,9 já irá obter um ganho considerável em qualidade de vida caso retorne ao peso considerado normal para o seu biotipo.

Estes mesmos especialistas ainda irão apontar os melhores cuidados alimentares para reverter um quadro de obesidade, em qualquer um de seus níveis. Com certeza, também irão recomendar a prática regular de algum esporte ou atividade física. Se falta a você força de vontade e disciplina para se enquadrar em uma nova rotina mais saudável, fica o recado: ignorar o problema é uma postura que gera outros ainda maiores do que você pensa.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Érika Alfaro/Colaboradora