ESTILO DE VIDA

Saiba como personalizar e inovar seu pequeno negócio

Confira as dicas de consultores para alavancar sua empresa. São ideias simples para personalizar e inovar seu pequeno negócio e destacar seus produtos!

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Os produtos do seu negócio devem ser personalizados para marcar e chamar a atenção do cliente | Foto: Shutterstock

por Lirian Coelho
Publicado em 24/04/2017 às 08:28
Atualizado às 17:57

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Uma marca é criada a partir da importância que o produto ou serviço tem na vida dos seus clientes”, considera Hugo Hoch, consultor de marketing do Sebrae – SP. Assim, cada detalhe, pensado com carinho e realizado com dedicação, “torna a experiência da compra muito mais especial” de forma que esse é o encanto de
personalizar e inovar seu pequeno negócio, acrescenta Hoch.

Para as doceiras, por exemplo, que buscam sair na frente na hora de divulgar a sua marca, desenvolver um website, manter um bom relacionamento nas redes sociais e até mesmo ter um material gráfico bonito são boas apostas para atrair e fidelizar o cliente. O consultor de marketing ainda completa que a inovação acontece em cada detalhe: desde a concepção e criação dos produtos, até a entrega e pós-venda do material adquirido pelo consumidor. “A fidelização do cliente acontece justamente quando conseguimos fazê-lo feliz. Se você conseguir isso, o sucesso é garantido!”, afirma Hoch. E quem não deseja alcançar o sucesso? Por isso, chegou o momento de valorizar os detalhes e personalizar seu negócio!

Invista na sua marca!

No caso de um negócio de criação e venda de lembrancinhas de casamentos e aniversário, por exemplo, quando se trata desse ramo, não é o tamanho do negócio que importa e, sim, o cuidado e o capricho com que você as prepara os produtos para a venda. Por isso, você pode até receber as encomendas por telefone, prepará-las sozinhas na cozinha de casa e ainda sair para entregá-las, mas que tal apostar em algumas estratégias e  valorizar o seu trabalho? Investir na sua marca é uma forma de mostrar como os detalhes são importantes para você e, assim, as encomendas que serviam para melhorar a renda, podem se transformar em um grande negócio! Então, anote as dicas:

  1. Crie a identidade visual do seu negócio: escolha um nome para a sua marca e defina a missão, a visão e os valores do negócio. A partir daí, imagine uma identidade  visual que carregue todo esse significado.
  2. Produza materiais personalizados: para divulgar sua marca diretamente, aposte em cartões de visita. Personalizar etiquetas, tags e embalagens dá um toque extra de capricho às suas lembrancinhas. “Além disso, faz com que o produto dissemine a marca entre os consumidores”, ressalta a gestora de negócios
    e também empreendedora, Renata Rosas.
  3. Aposte nas redes sociais: um perfil, blog ou canal é uma forma eficiente de divulgar as suas lembrancinhas, já que você não precisa pagar para criar uma conta e os clientes conseguem ter contato direto com você e com os seus produtos.
mulher sentada em frente ao notebook com um cartão de visita em uma mão e o telefone e falando ao telefone, personalizar e inovar seu pequeno negócio

Itens de divulgação, como cartões de visita, são ótimos para conquistar novos consumidores | Foto: Shutterstock

Fique atenta!

Ainda sobre as lembrancinhas, é  muito comum no ramo as doceiras oferecerem amostras para seus clientes, porém, é preciso atenção! “A produção das amostras não pode comprometer a gestão financeira do seu negócio, por isso, o custo das amostras precisa estar embutido no preço final do produto” avalia Hugo Hoch.

Entretanto, se você está iniciando ou se não tem muitos recursos para investir, essa estratégia deve ser estudada para que você não estoure o seu orçamento. Pensando nisso, a dica da empreendedora Renata Rosas “é investir na produção de fotos e vídeos das primeiras encomendas, pois elas podem gerar uma boa divulgação na internet e nas redes sociais”. E sabe qual a consequência de uma boa divulgação? Mais clientes para você!

Empreender para crescer

Você sente que chegou a hora de transformar as suas encomendas de docinhos no seu negócio próprio? Então, siga as dicas da consultora em franquia e varejo Angelina Stockler e torne-se uma verdadeira empreendedora!

  • Conheça o seu público-alvo e entenda o que ele busca quando procura por lembrancinhas e docinhos. Isso porque, “cada classe social tem expectativas e
    necessidades diferentes”, esclarece a consultora.
  • Pesquise o que a concorrência oferece e, a partir disso, monte uma estratégia para se diferenciar. Que tal oferecer produtos personalizados e únicos?
  • Faça da internet uma aliada! “Nos dias de hoje, a encomenda pela internet é fundamental, porém é preciso analisar e programar a logística, para que a entrega seja realmente realizada dentro do prazo estipulado”, alerta Angelina.

Consultoria: Angelina Stockler, sócia-fundadora da ba}STOCKLER e consultora especializada em franquia e varejo, Hugo Hoch, consultor de markenting do Sebrae -SP, Renata Rosas, especialista em Gestão de Negócios.

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