Confira 5 perguntas e respostas sobre a dengue

Nos últimos cinquenta anos, a incidência da dengue aumentou mais de trinta vezes. Então, que tal esclarecer algumas dúvidas sobre a doença?

- Foto: iStock e Getty Images

Nos últimos cinquenta anos, a incidência da dengue aumentou mais de trinta vezes. Anualmente, estima-se que ocorram 50 milhões de infecções por dengue em todo o mundo. No Brasil, a transmissão existe de modo continuado desde 1986 e, de 2002 a 2011, a dengue se tornou uma das maiores preocupações para a saúde pública no país. Então, que tal esclarecer algumas dúvidas sobre a doença?

mosquisto dengue por sol

Foto: Shutterstock

 

1. O mosquito tem hábitos diurnos, noturnos ou os dois?

A fêmea do mosquito da dengue tem hábitos diurnos, mas em determinadas situações ela pode também procurar sangue no período da noite, principalmente quando por algum motivo ela não tenha conseguido se alimentar durante o dia.

2.  O mosquito se reproduz apenas em água limpa?

Não é necessário que a água esteja completamente limpa. Mas o mosquito não consegue se reproduzir em água contaminada com lixo, esgoto e agrotóxicos, por exemplo.

3.  Em que horários o Aedes costuma atacar?

O mosquito costuma picar, na maioria das vezes, nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde. Ele evita o sol forte, mas, até mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Também há suspeitas de que aconteçam ataques também à noite.

 

mao braco mosquito dengue

Foto: iStock e Getty Images

 

4. Como posso evitar a dengue?

Combatendo locais onde o mosquito transmissor possa se reproduzir. Desse modo, evitar a dengue é acabar com os focos de acúmulo de água limpa. Assim, não acumule água em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, caixas d´água, latões, sacos plásticos, entre outros.

5. A reincidência da doença é preocupante?

Sim. Caso ocorra um segundo episódio da dengue, os sintomas são mais intensos, pois o sistema imunológico fica sensibilizado e gera uma resposta exacerbada. Esta reação aumentada do sistema imunológico pode causar inflamações e, por isso, aumenta o risco de lesões nos vasos sanguíneos, o que levaria à dengue hemorrágica. Um terceiro episódio poderia ser ainda mais grave, e um quarto seria mais perigoso que o terceiro.

 

Texto Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência